Primeira etapa do processo seletivo do Prouni termina nesta sexta

A primeira etapa das inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) termina nesta sexta-feira (17). O programa dá bolsas de estudo integrais e parciais para alunos matriculados em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. As inscrições, divididas em duas fases, são realizadas exclusivamente pela internet no endereço www.mec.gov.br/prouni. Esta primeira etapa é uma pré-seleção e o resultado sai no próximo dia 20 de dezembro. Há cotas para negros e índios.

As instituições credenciadas no Prouni oferecem acesso à internet aos candidatos. Além disso, a rede de parceiros do programa disponibiliza acesso em comunidades. Para descobrir um local próximo da residência, basta ligar para 0800 616161.

Pode se candidatar a uma bolsa quem cursou todo o ensino médio em escola pública, ou em em instituição privada com bolsa integral, o portador de necessidades especiais e quem é professor da rede pública de educação básica (no efetivo exercício e no quadro de pessoal permanente, para vaga em curso de licenciatura ou pedagogia).

Em entidades não beneficentes, para obter a bolsa integral o estudante deve ter renda familiar per capita de, no máximo, um salário mínimo e meio. Para a bolsa parcial, o máximo de três salários mínimos. No caso de entidades beneficentes de assistência social, para a bolsa integral, a renda familiar per capita não pode exceder o valor da mensalidade do curso pretendido, com limite de três salários mínimos. Para a bolsa parcial, o valor é o mesmo.

No ato da inscrição, o candidato deve estar com o número de sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o CPF, informar dados sobre o grupo familiar e sobre a renda bruta – informações que deverão ser comprovadas na instituição de ensino na qual for pré-selecionado. Além disso, deve optar por bolsa integral ou parcial e indicar até cinco opções de faculdade, curso, habilitação e turno. Para consultar a relação de instituições que participam do Prouni, basta acessar

www.mec.gov.br/prouni.

Quem não for pré-selecionado na primeira etapa pode fazer novas opções na ficha de inscrição, entre as bolsas remanescentes, no período de 20 a 31 de dezembro. O programa oferece 118,78 mil vagas, em 1.142 instituições filantrópicas e particulares de todo o Brasil. Pelo menos, 151,207 mil pessoas estão inscritas nesta fase.

Voltar ao topo