Requião anuncia hoje dois nomes do 1.º escalão

O governador eleito Roberto Requião (PMDB) anuncia hoje mais dois nomes de sua equipe e completa o primeiro escalão até o final desta semana. Para fechar o núcleo principal do governo, falta definir a participação do PPS no secretariado.

O partido, que apoiou Requião no segundo turno da campanha eleitoral, ainda não chegou a um acordo com o PMDB sobre o espaço que ocupará no governo.

As pastas à espera de um titular são as secretarias de Saúde, Obras, Meio Ambiente e as direções do Detran, Porto de Paranaguá e Sanepar. Falta também escolher os nomes que darão suporte a Requião na Secretaria da Segurança, que ficará sob seu comando nos primeiros três meses de administração.

Requião ofereceu ao PPS a secretaria de Obras, mas o nome convidado para o cargo, o deputado federal eleito César Silvestri, recusou a vaga. Silvestri está disposto a assumir a Secretaria de Transportes, que tem como indicado o deputado estadual Waldyr Pugliesi (PMDB). Como Pugliesi foi inicialmente convidado para a Secretaria de Obras, o governador eleito pode deslocá-lo novamente para a vaga, desde que haja acordo com o PPS sobre a Secretaria de Transportes.

A dificuldade para o entendimento com o PPS está na indicação dos cargos principais da secretaria. O PMDB pretende manter sob controle a maior fatia dos cargos da pasta, deixando ao PPS apenas a nomeação dos assessores mais próximos do futuro secretário. Nestas condições, o PPS está rejeitando a composição.

O PPS já tem um cargo de segundo escalão. O presidente do partido em Curitiba, Amadeu Geara, foi indicado para uma das diretorias do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), cuja presidência é compartilhada entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Se não houver acordo para a Secretaria de Transportes, o PPS pode também ficar com a Secretaria do Meio Ambiente. O nome poderia ser o do secretário-geral do partido, Rubico Camargo. O presidente estadual do partido, Rubens Bueno, assumiu a secretaria-geral do diretório nacional e descarta a participação no governo.

Quase definidos

Para a área de Saúde, a escolha está entre dois nomes: o do ex-secretário estadual de saúde no primerio governo de Requião, Nizan Pereira, e o médico Cláudio Xavier, que ajudou a formular o programa de governo para a área. Para o Meio Ambiente, se o PPS não indicar o secretário, poderá ser chamado o ex-prefeito de Londrina e terceiro suplente de deputado federal Luiz Eduardo Cheida, agora já na primeira suplência, depois que Reinhold Stephanes foi convocado para a Secretaria da Administração e o segundo suplente, Cláudio Rorato, foi chamado para a Secretaria de Turismo.

Voltar ao topo