enkontra.com
Fechar busca

Política

Mais uma

Lula é condenado a mais de 12 anos de prisão pelo sítio de Atibaia

Ex-presidente foi condenado a mais de 12 por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo caso do sítio de Atibaia

  • Por Gazeta do Povo

A juíza Gabriela Hardt condenou nesta quarta-feira (6) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em regime fechado, no processo referente ao sítio em Atibaia. Com a nova sentença, o petista, que está preso desde abril de 2018 em Curitiba, já acumula duas condenações na Lava Jato no Paraná.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Além do ex-presidente, Gabriela também condenou o pecuarista e amigo pessoal de Lula, José Carlos Bumlai, a 3 anos e 9 meses anos de prisão; o empresário Fernando Bittar, proprietário formal do sítio, a 3 anos de prisão; o advogado do petista, Roberto Teixeira, a 2 anos de prisão.

Os executivos da Odebrecht, Carlos Paschoal, Emyr Costa, Alexandrino Alencar, Marcelo Odebrecht e Emílio Odebrecht foram condenados no processo, mas vão cumprir as penas acordadas na delação premiada.

Os executivos da OAS também foram condenados. Leo Pinheiro foi condenado a 1 ano e 7 meses de prisão, Paulo Gordilho a 1 ano de prisão.

Gabriela absolveu Lula de um crime de lavagem de dinheiro imputado pelo MPF na denúncia e o ex-assessor de Lula, Rogério Aurélio Pimentel,de todas as imputações da denúncia. Fernando Bittar também foi absolvido pelo crime de lavagem de dinheiro.

Entenda o caso

A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) apontava Lula como dono de um sítio em Atibaia, que teria sido reformado por empreiteiras como forma de pagamento de propina ao ex-presidente. O imóvel está em nome de Fernando Bittar, mas, segundo os procuradores, mas há uma série de elementos que ligam Lula ao sítio.

O MPF acusa as empreiteiras Odebrecht e OAS de gastarem R$ 1 milhão em obras de melhorias no sítio em troca de contratos com a Petrobras.

Troca de juiz

O processo foi aberto pelo ex-juiz federal Sergio Moro a pedido do MPF. Moro conduziu o processo até o início de novembro de 2018, quando se afastou após aceitar o convite de Jair Bolsonaro (PSL) para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Moro já havia sido sondado pelo presidente para o cargo ainda durante as eleições.

Gabriela Hardt assumiu o caso como substituta de Moro. Ela foi responsável pela condução dos interrogatórios dos réus, no início de novembro. Foi no interrogatório de Lula que Gabriela disse a frase que ganhou as redes sociais – e a camiseta da primeira dama, Michelle Bolsonaro. Já no início da audiência, a juíza repreendeu o ex-presidente.

“Senhor presidente, isso é um interrogatório e se o senhor começar nesse tom comigo a gente vai ter problema”, disse a magistrada.

Segunda condenação

Essa é a segunda condenação de Lula na Lava Jato em Curitiba. A primeira sentença foi proferida pelo ex-juiz Sergio Moro, em 2017. Moro condenou Lula a nove anos e meio de prisão no caso do tríplex no Guarujá. A sentença foi revista em 2018 pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), que aumentou a pena para 12 anos e um mês de prisão.

O julgamento em segunda instância levou Lula à prisão, em abril. Ele está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba cumprindo a pena desde 7 de abril de 2018.

Ex-petista, senador paranaense vai apoiar Jair Bolsonaro

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

20 Comentários em "Lula é condenado a mais de 12 anos de prisão pelo sítio de Atibaia"


Daniel Tozzi
Daniel Tozzi
2 meses 17 dias atrás

Enquanto isso na Bolsolandia…

Governo Bolsonaro estuda proposta para trabalhador abrir mão de férias e 13º ao ser contratado
Segundo pessoas próximas à equipe do ministro Paulo Guedes, já existe uma base legal para isso que é a reforma trabalhista.

Fórum. 02/19

Oscar Aglio
Oscar Aglio
2 meses 17 dias atrás

Você prefere um monte de direitos virtuais ou engrossar as filas dos desempregados, sem perspectiva sequer de poder comer? Com a palavra o povo do monte de direitos, mas sem a fonte de quaisquer deles…

Oscar Aglio
Oscar Aglio
2 meses 17 dias atrás

Mais uma e ele pede música.

MARIANA  SOUZA DA SILVA
MARIANA SOUZA DA SILVA
2 meses 17 dias atrás

E o beto barbixa e sua família continuam sendo soltos sendo que o roubo dele foi de mais de 30 milhões!
Essa é a justiça do Brasil, prendem uns e soltam outros. O importante é ser amigo da juizada do paraná!

Daniel Tozzi
Daniel Tozzi
2 meses 17 dias atrás

Em quatro anos de Lava Jato, nenhum político do PSDB foi preso

Levantamento feito pelo DIA mostra que, até hoje, nenhum político do PSDB foi preso ou condenado, apesar de a legenda figurar em quarto lugar em número de investigados

O DIA/IG
11/03/18

Daniel Tozzi
Daniel Tozzi
2 meses 17 dias atrás

LAVA JATO SENTA EM CIMA DE INQUERITO QUE CITA ALVARO DIAS

VEJA Coluna Radar

Vc também está começando a entender…

Carlos F
Carlos F
2 meses 17 dias atrás

Tudo nóis é inocenti… tudo gópi.

Cláudio
Cláudio
2 meses 17 dias atrás

E o zé droguinha de Minas, solto.

Oscar Aglio
Oscar Aglio
2 meses 17 dias atrás

Ele é Senador… Lula não é nada…

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas