Lideranças do PT e do PMDB debatem sucessão

Acontece hoje à noite, na casa do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Renato Adur (PMDB), encontro que terá como tema central as eleições municipais em Curitiba.

O secretário convidou para o evento o presidente do diretório estadual do partido, deputado Dobrandino Gustavo da Silva; o pré-candidato do PT à Prefeitura, deputado estadual Ângelo Vanhoni; o pré-candidato do PMDB a prefeito deputado federal Gustavo Fruet; o secretário de Educação, Maurício Requião; o presidente do diretório regional do PPS, Rubens Bueno; o presidente do diretório municipal do PT, Roberto Salomão; e o deputado estadual Nereu Moura, 1.º secretário da Assembléia Legislativa.

Fruet confirmou presença e disse que acha importante as conversas interpartidárias, mas se mantém firme em sua intenção de disputar a indicação do PMDB na convenção municipal: “Entendo que a candidatura própria não deve ser motivo de constrangimento nem dentro do partido nem em sua relação com as outras siglas, mesmo as aliadas. Temos eleições em dois turnos, podemos fazer campanhas civilizadas e preservar as possibilidades de aliança num segundo turno. Esse é o caminho natural”.

Com Garotinho

Se o PMDB não lançar candidato, Fruet antevê o seu enfraquecimento como legenda: “Não concordo com a tese da candidatura única das oposições para enfrentar o prefeito Cassio Taniguchi (PFL) com seus três ou quatro candidatos. Ela é totalmente desnecessária numa eleição em dois turnos e diante do quadro que as pesquisas vêm apontando na capital. Mas se o grupo pró-aliança no primeiro turno insistir em impor essa condição, me sinto com liberdade de ação para definir minha posição futura”, observou.

Amanhã, o deputado vai ao Rio de Janeiro, para participar da cerimônia de posse do senador Marco Maciel (PFL) na Academia Brasileira de Letras. Mas tem agendado também um encontro com o secretário de Segurança daquele estado, Anthony Garotinho (PMDB) e com a governadora Rosinha Garotinho (PMDB). Anthony Garotinho começa a articular uma possível pré-candidatura à Presidência da República e tem procurado conversar com correligionários de todo o país a respeito de seu projeto.

Ontem de manhã, Fruet passou pela Boca Maldita, no centro de Curitiba, para agradecer os defensores da candidatura própria que mantêm no local uma barraca para coleta de assinaturas. Mais de duas mil pessoas já assinaram o manifesto pró-candidatura própria. A coleta vai prosseguir durante todo o mês de maio. O grupo tem eventos agendados para todo o período, em Curitiba e na Região Metropolitana, e pretende levar sua posição para o encontro estadual do PMDB em Foz do Iguaçu, nos dias 20 e 21 deste mês. O evento deve trazer ao Paraná o presidente do Senado, José Sarney, e o presidente nacional do partido, deputado Michel Temer.

Foz recebe peemedebistas dia 20

As lideranças do PMDB estarão reunidas em Foz do Iguaçu, nos dias 20 e 21 deste mês, para discutir as estratégias eleitorais que o partido vai adotar na sucessõa municipal. Candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador de todo o Paraná vão participar de seminários e palestras sobre legislação eleitoral, prestação de contas, marketing e propaganda e mobilização e organização da campanha eleitoral.

Segundo o secretário-geral do PMDB, Luiz Cláudio Romanelli, o congresso estadual do PMDB vai contar com a presença do governador Roberto Requião e de várias lideranças nacionais do partido. Já foi confirmada a presença do presidente nacional do partido, Michel Temer; do presidente do Senado, José Sarney; do senador Pedro Simon; do ex-governador Orestes Quércia, e de deputados federais do partido. “Será uma oportunidade única para que todos os nossos candidatos possam ouvir o governador e nossos parlamentares de expressão nacional”, diz Romanelli.

Para o secretário do PMDB, o congresso também permitirá que os candidatos possam se atualizar e conhecer detalhadamente a legislação eleitoral. “Vamos montar grupos de trabalho porque um dos nossos principais objetivos é fazer com que todos os candidatos conheçam a legislação eleitoral e, principalmente, saibam como devem ser feitas as prestações de contas para que haja total transparência e para que não haja dinheiro mal havido nas nossas campanhas”, comentou.

Outro objetivo do encontro é debater com profissionais as estratégias de marketing e propaganda e ainda discutir a organização e mobilização dos militantes e da população na campanha.

Romanelli dise que o partido quer ter um discurso homogêneo. “Queremos que nossos candidatos estejam sintonizados e afinados com a administração estadual”, afirmou.

Voltar ao topo