Iatauro vai mesmo para a Casa Civil

O conselheiro do Tribunal de Contas Rafael Iatauro irá assumir a chefia da Casa Civil, no lugar do atual ocupante do cargo, Caito Quintana, que retorna à Assembléia Legislativa para concorrer à reeleição como deputado estadual. Iatauro desistiu de disputar uma cadeira na Câmara Federal, nas eleições de outubro, para substituir Quintana.

Com a posse de Iatauro na Casa Civil, serão duas as vagas de conselheiro abertas no Tribunal de Contas. Na semana passada, morreu o conselheiro Quielse Crisóstomo. Para uma das duas vagas, será indicado o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti.

A ida de Iatauro para a Casa Civil foi acertada com o governador Roberto Requião (PMDB), que já havia feito o mesmo convite ao conselheiro, no ano passado. Mas em 2005, a mudança de Iatauro para o governo não foi possível. Quintana desistiu de antecipar sua volta à Assembléia Legislativa, levando Iatauro a planejar uma candidatura à Câmara Federal. Um novo chamado do governador este ano, entretanto, fez o conselheiro cancelar seus planos de disputar as eleições. Ele completa setenta anos em julho, quando seria aposentado compulsoriamente, mas iria deixar o cargo em março para concorrer, como exige a legislação eleitoral.

Indicação

Embora seja a vez de a Assembléia Legislativa preencher a primeira das duas vagas de conselheiro, Pessuti não terá que esperar pela segunda vaga, cuja prerrogativa de indicação é do governador. O vice-governador já foi presidente da Casa e tem bom trânsito entre a base de apoio do governo, que é maioria em plenário, e também entre os deputados de oposição. Ele também já conseguiu o apoio do presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), que o considera um nome natural para o TC. (EC) 

Voltar ao topo