CPI do SUS pede que MP denuncie responsáveis pelo descaso com a saúde

O relator e o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Leitos do SUS, deputados estaduais Marcelo Rangel (PPS) e Leonaldo Paranhos (PSC), respectivamente, entregaram na tarde desta quinta (15), o relatório final da CPI ao procurador-geral de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto. Durante a reunião, Rangel solicitou apoio ao Ministério Público (MP) para denunciar os responsáveis pelo descaso com a saúde em cada região, com base no que foi apurado durante a CPI.

“Sabemos a importância desse momento. Depois de quatro meses de muito trabalho, incluindo investigações, diligências, audiências públicas, vistorias e depoimentos. Foram 32 hospitais visitados em 14 municípios. Agora é chegada a hora de entregar o relatório ao Poder Judiciário, para que adote medidas cabíveis e possa penalizar os culpados imediatamente”, afirmou Rangel.

O procurador-geral do MP, comprometeu-se a nomear um conselho para analisar os documentos da CPI e produzir um relatório periódico com as ações do Ministério baseadas no trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito.

“A CPI do SUS que terminou seus trabalhos fazendo indicações de investimentos na ordem de 40 milhões para implantação do sistema online de busca de leitos, criação de novas vagas de UTI´s, leitos resolutivos e fiscalização permanente de atendimento, precisa ter um desfecho ainda mais positivo, com a ação rigorosa na forma da lei, pelo Ministério Público do Paraná”, espera Rangel.