Antônio Belinati na lista dos políticos com “fichas sujas”

O deputado estadual Antônio Belinati (PP), candidato à Prefeitura de Londrina, é o primeiro político paranaense a ter seu nome divulgado pela lista de candidatos “fichas sujas” publicadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Após divulgar os candidatos às prefeituras das capitais com a ficha suja perante a Justiça, a AMB publicou, ontem, a segunda etapa do seu levantamento sobre os candidatos a prefeito e vice-prefeito que respondem a processos na Justiça. Desta vez, foram divulgados os nomes dos “fichas sujas” em 47 dos 53 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores.

A AMB citou Belinati como réu em duas ações civis públicas por improbidade administrativa, e uma ação penal. Através de sua assessoria, Belinati declarou ser contrário à divulgação dos nomes de políticos que respondem a processos sem que eles tenham sido condenados, com sentença transitada em julgado.

Como argumento, o candidato cita uma das ações na qual é réu (N.º 402/2005 – 10.º Ofício Cível de Londrina), em que já há decisão em primeira instância o declarando inocente. “Isso pode ocorrer com todos os outros processos também. Qualquer pessoa pode ser alvo de ações e tem o direito de provar sua inocência na Justiça. Essa lista não poderia ser divulgada com o nomes de pessoas que ainda não foram julgadas”, declarou.

Além de Londrina, o Paraná tem outros dois municípios com mais de 200 mil eleitores. No entanto, os dados de Maringá e Ponta Grossa ainda não foram divulgados pela AMB, que pretende fazê-lo antes da segunda quinzena deste mês. A associação alegou dificuldades em colher junto aos estados e municípios todos os dados dos seis municípios que ficaram de fora da lista divulgada ontem.

Nesta segunda etapa, o levantamento mostra que, dos 401 candidatos pesquisados, 14,88% (37 candidatos) respondem a processos na Justiça. São candidatos a prefeito e vice-prefeito réus em ações penais públicas e ações de improbidade administrativa. Em 26 dos 47 municípios pesquisados há candidatos que respondem a processos.

A AMB voltou a afirmar que, ao organizar os dados, a intenção da AMB é facilitar o acesso a informações públicas, que podem balizar e fundamentar a escolha dos eleitores e, assim, contribuir para que o pleito de 2008 transcorra da maneira mais transparente possível. A entidade promete divulgar, ainda este mês, os nomes dos candidatos nos municípios com mais de 100 mil eleitores. A lista pode ser consultada no site www.amb.com.br.