Agricultores pressionam por recursos

Agricultores dos estados da Região Sul saíram ontem às ruas para pedir mais atenção para a agricultura familiar. Até junho o governo federal deve apresentar o Plano Safra 2006/2007 e os produtores rurais querem ver contempladas as sua reivindicações. Entre elas, a anistia de parte da dívida de agricultores que perderam tudo com a seca e o fortalecimento do Proagro Mais. No Paraná, a manifestação foi realizada na cidade de Marmeleiro, Sudoeste do Estado.

A manifestação foi coordenada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul/CUT) e além das passeatas promovidas nos estados, uma comissão estava em Brasília, conversando com órgãos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. ?Queremos pressionar o governo para atender as nossas reivindicações?, fala um dos dirigentes da Fetraf no Paraná, Neveraldo Oliboni.

Para a próxima safra, foi apresentada uma pauta com nove reivindicações. Entre elas, o fortalecimento do Proagro Mais, uma espécie de seguro que indeniza o agricultor, caso ele perca a lavoura, como o que ocorreu este ano devido a seca. Hoje o teto é de R$ 1,800 e eles querem que suba para R$ 2.500.

Os trabalhadores rurais também querem que seja possível refinanciar a dívida com os bancos para quem contraiu empréstimo através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e não vai conseguir pagar o financiamento. O alto custo de produção, os preços baixos dos produtos no mercado e a seca trouxeram muitos prejuízos. ?Também queremos anistia de 70% para quem não quiser prorrogar o prazo?, fala Neveraldo.

Voltar ao topo