Direito e dever

7,8 milhões de paranaenses vão às urnas nestas eleições

Cerca de 7.850.000 paranaenses vão ajudar a eleger deputados estaduais, federais, senador, governador e presidente da república, nas eleições marcadas para outubro de 2014. Destes, aproximadamente 1.240.000 têm seus títulos registrados em Curitiba. Os dados foram apresentados ontem, em entrevista coletiva do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Edson Luiz Vidal Pinto.

Na região metropolitana, São José dos Pinhais (189.000) e Colombo (148.000) são os municípios com mais eleitores. Os números divulgados ontem ainda são preliminares. Os dados finais serão apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O balanço foi divulgado no dia seguinte ao fim do prazo para os eleitores retirarem ou transferirem seus títulos e regularizarem a situação junto ao TRE. Segundo Vidal Pinto, na última quarta-feira 3.100 pessoas foram atendidas em Curitiba.

No Paraná, 24 zonas eleitorais em dez cidades (Curitiba, Londrina, Tamarana, Maringá, Dr. Camargo, Floresta, Ivatuba, Paiçandu, Campo Largo e Balsa Nova) utilizarão urnas com o sistema de biometria, atendendo cerca de 25% do eleitorado do estado.

Vidal Pinto explicou que a principal atividade do TRE durante o período eleitoral será a fiscalização da propagandas, para evitar e coibir irregularidades. Ele demonstrou preocupação e afirmou que o descontentamento apresentado nas manifestações do ano passado pode gerar um grande número de abstenções.

Calendário

Segundo o calendário do TSE, as convenções partidárias que vão escolher os candidatos devem ocorrer entre 10 e 30 de junho. O prazo para registro das candidaturas termina no dia 5 de julho, véspera do início oficial da campanha. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão começa em 19 de agosto. O primeiro turno da eleição está marcado para o dia 5 de outubro. O segundo turno acontece no dia 26 do mesmo mês.