Polícia detém 12 jovens por apologia às drogas em site na Internet

Uma página na internet, com fotos que fazem apologia ao uso de drogas e de armas de fogo, levou à detenção de doze jovens de classe média, seis deles menores de 18 anos, além de um traficante, em Curitiba. As investigações foram feitas, em conjunto, pelos policiais do grupo de elite da Força Especial e Repressão Antitóxicos (Grupo Fera) e da Delegacia de Antitóxicos (Datox) da Polícia Civil do Paraná. Os adolescentes foram identificados por meio das fotos divulgadas no site, onde apareciam em uma praça, no bairro Juvevê, preparando e fumando cigarros de maconha e usando pistolas, supostamente de brinquedo. "A comunidade vizinha denunciou o caso para o Narcodenúncia 181 e passamos a fazer um detalhado trabalho de investigação", conta o delegado Alfredo Dib Junior, titular da Datox.

De acordo com o delegado, as apurações começaram com observação discreta e diária dos adolescentes que se reuniam na praça, nos fins de tarde. Após alguns dias, o grupo Fera foi acionado para encaminhar os jovens à delegacia. Com eles, foram apreendidas pequenas quantidades de maconha. "Descobrimos o esquema de distribuição de narcóticos para quem freqüentava a praça", disse o delegado. Com as informações, os policiais passaram a fazer um rastreamento para encontrar e prender o traficante.

Acusado

Na segunda-feira, Paulo Antônio Soares, 25 anos, foi preso pelo grupo Fera, acusado de ser o responsável por repassar a droga aos jovens, no bairro Juvevê. Com ele, os policiais encontraram 67 gramas de maconha. "Ele tentou fugir, avançando com o veículo contra os policiais", diz Wallace de Castro, delegado adjunto da Datox, que coordenou a prisão. Na casa de Soares, no bairro Boqueirão, foram encontrados e apreendidos um "tijolo" de quatro quilos de maconha, vários rolos de fita adesiva para embalar a droga e um veículo Peugeot 206, vermelho, placas AR 0839, do município de Pinhais, que seria utilizado para o transporte e distribuição da droga. "A droga estava embalada para viagem. Provavelmente veio diretamente do Paraguai, pois Soares tem passagem em Matelândia, no Oeste do Estado, por tráfico de entorpecentes", revela o delegado.

Além de responder por tráfico, associação para o tráfico e por duas tentativas de homicídio, Soares também será indiciado por corrupção ativa. "Quando estava sendo levado para a delegacia, ele tentou subornar os policiais da operação, oferecendo um equipamento audiovisual no valor de R$ 2 mil", relata Alfredo Dib.

Os 12 jovens detidos foram ouvidos pelo delegado e liberados em seguida. Todos foram indiciados por apologia ao consumo de drogas, por aparecerem consumindo e mostrando entorpecentes na internet. As fotos foram retiradas do site e o adolescente, de 16 anos, apontado como autor da página, ainda não foi encontrado pela polícia.

Voltar ao topo