Pilotos do Legacy devem depor na semana que vem

O delegado Renato Sayão, encarregado do inquérito que apura o acidente do avião da Gol, confirmou que vai intimar os dois pilotos do jato Legacy – Joseph Lepore e Jan Paul Paladino – para depor na próxima semana em Brasília. Sayão considerou importante a decisão da Justiça de reter os passaportes dos dois pilotos por tempo indeterminado. "Para mim, a decisão é boa. Enquanto não for concluído o inquérito, é importante que eles estejam no Brasil", disse o delegado no hangar da Polícia Federal.

Na sua base de trabalho sobre as investigações do acidente com o Boeing da Gol, que recebeu o nome de Coordenação de Avião Operacional (CAOP), Renato Sayão disse que as investigações terão que esclarecer quatro questões. A primeira é se os pilotos seguiram os procedimentos e normas internacionais de vôo. O segundo, se os controles de vôo funcionaram adequadamente. Também se investigará a hipótese de falha mecânica nos aparelhos e, por fim, será analisado se houve uma conjunção de fatores negativos para os pilotos.

Pela manhã, o delegado Sayão conversou com o advogado dos pilotos, o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias. À saída, Dias afirmou que os pilotos não cometeram nenhuma impropriedade técnica. "Não é bem assim, com esse simplismo que parece. Os pilotos têm uma explicação a dar", disse. Segundo o advogado, os pilotos garantem que os equipamentos do avião, entre os quais o transponder, não estavam desligados. "Os pilotos afirmam que não houve falha nos equipamentos." O advogado disse também que os pilotos estão à disposição da Justiça e da Política do Brasil.

Voltar ao topo