Pessuti anuncia novos projetos no Noroeste

O governador em exercício Orlando Pessuti anunciou nesta sexta-feira (13) em Diamante do Norte, durante um encontro com 28 prefeitos do Noroeste do Paraná, que a região será contemplada com novos programas para diversificar a produção local. Segundo Pessuti, um dos programas prioritários será o de criação de peixes em tanques-rede.

?Diferente do passado, quando a região teve sua economia baseada na pecuária, na mandioca, na citricultura e na avicultura, vamos promover novas alternativas de geração de emprego e renda?, afirmou. ?A piscicultura, através do programa Tanque Rede, e o turismo são duas atividades altamente rentáveis e viáveis para a região e o governador Roberto Requião está empenhado nessa diversificação?.

O Tanque Rede é uma forma de produção de alevinos, em recipientes flutuantes formados por telas, em que os alevinos permanecem para desenvolvimento e engorda da espécie. Este sistema é utilizado geralmente em áreas sem correnteza como, por exemplo, rios e represas.

?Nesse primeiro momento, o programa não será voltado para a produção industrial. Será um investimento sem risco de prejuízo. O Paraná irá comprar os peixes dos tanques a partir de um determinado tamanho não para comercializá-los, mas para soltá-los novamente nos rios acelerando o processo de repovoamento dos rios do Paraná?, explicou Pessuti.

Prefeitos

Em nome dos prefeitos, o presidente da Associação dos Municípios do Noroeste, Mario Lanziani, disse que o programa de piscicultura vem em boa hora. ?Nós esperávamos o programa há muito tempo. Agora, poderemos desenvolver nossos projetos em rios e lagos da região. É mais uma alternativa para desenvolver o Noroeste?.

O encontro foi realizado no Colégio Agrícola de Diamante do Norte, onde o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, entregou um kit-viveiro do programa Mata Ciliar. Até agora, a Secretaria do Meio Ambiente já liberou 19 kits semelhantes no Noroeste do Estado.

O diretor da Fundepar, Altevir Rocha, também presente, anunciou a implantação de uma cozinha comunitária no colégio. Também participaram da reunião o presidente da Claspar, Eduardo Baggio; o superintendente da Sudhersa, Darci Deitos; e o deputado Ricardo Barros.

Voltar ao topo