Villanova Artigas morre aos 87

Morreu ontem às 8h30, em Curitiba, o professor e médico Giocondo Villanova Artigas, de 87 anos. Entre as diversas atividades, atuou como professor e coordenador na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pontifícia Universidade Católica (PUC). Também foi um dos fundadores da Academia Paranaense de Medicina e de outras sociedades médicas. O corpo vai ser velado hoje na Capela da Reitoria da UFPR, de onde seguirá para o Cemitério Parque Iguaçu, onde será enterrado às 10h.

Artigas se formou em medicina pela UFPR em 1938. Na mesma instituição foi professor de Cirurgia do Aparelho Digestivo e fundador do Programa de Pós-graduação em Clínica Cirúrgica. Na PUC foi coordenador do curso de mestrado em Medicina na especialidade de cirurgia do trauma.

Como médico atuou até 1950 como cirurgião na Santa Casa de Misericórdia. Depois trabalhou até 1971 no antigo Hospital Geral do Portão, atual Hospital do Trabalhador. Ele também completou 50 anos de atividades no Hospital Nossa Senhora das Graças, onde desenvolveu toda a estrutura do bloco operatório, preparando novos profissionais e investindo no aperfeiçoamento da técnica humana e científica em cirurgia. Artigas deixa viúva, filhos e netos.

Voltar ao topo