Vestibular para índios vai ser realizado na UEL

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai organizar e aplicar o 2.º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, que será realizado de 14 a 16 de fevereiro. São 18 vagas, três em cada universidade estadual: UEL, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e, a partir desse ano, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar). As inscrições vão ser feitas de 29 a 31 deste mês.

A realização do vestibular dos povos indígenas foi definida em lei estadual em abril do ano passado. O processo de seleção é realizado em parceria entre a Secretaria do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e as instituições de Ensino Superior, por meio da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Públicas (Apiesp). No ano passado o concurso foi realizado na Unicentro, em Guarapuava.

A Comissão Permanente de Seleção (Copese) está organizando as partes operacional e pedagógica do concurso. Há uma comissão, de três professores de cada uma das seis universidades, que está estruturando e vai aplicar a prova.

No primeiro dia os candidatos farão uma prova oral, com leitura de texto, que também tem a característica de entrevista. No segundo dia tem a prova de Redação, Matemática e Língua Estrangeira (inglês ou espanhol). E no terceiro dia, prova de Biologia, Física, Química, Geografia, História. Para cada área, os índios vão responder a quatro questões.

A estimativa é de ter em torno de noventa candidatos de todo o Estado, que é o número de indígenas que terminaram o ensino médio, segundo levantamento da Funai. No ano passado foram 51 inscritos e 49 fizeram o concurso. A inscrição, gratuita, poderá ser feita nas Instituições de Ensino Superior e também nos campi da Unespar em Jacarezinho, Cornélio Procópio, Campo Mourão e Paranaguá.

Os índios devem apresentar certidão de nascimento, duas fotos 3 x 4, histórico escolar de Ensino Médio e uma declaração do cacique da área e do chefe do Posto da Funai, de que a pessoa que está se inscrevendo mora na área indígena do Paraná há mais de dois anos e tem uma relação com a comunidade.

Informações sobre o concurso na Copese, pelos telefones (43) 3371-4393 e 3371-4240, fax 3328-4448 e-mail copese@uel.br.

Voltar ao topo