Vagas especiais não são respeitadas em Curitiba

Trinta dias após o início da fiscalização em estacionamentos públicos e privados em relação às vagas reservadas para idosos e deficientes físicos, a fiscalização da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) constata um grande número de infrações.

Somente na última quinzena de março foram lavrados 39 autos de infração referentes à ocupação irregular de vagas destinadas a idosos e outras 28 referentes a vagas para deficientes físicos.

A expectativa é de um aumento mais significativo do número de autuações, já que, com o início da obrigatoriedade da credencial para pessoas com mais de 60 anos e deficientes no dia 1.º de março, a fiscalização passou a percorrer também os estacionamentos de supermercados e shoppings da cidade.

De acordo com o gestor de fiscalização de trânsito da Urbs, Adão José Lara, há um aumento gradativo, que deve se apresentar mais agudo a partir de agora. “Para efeito de comparação, o número de autos de infração passou de 14, lavrados em janeiro de 2008, para 229, em janeiro de 2009, e para 243 no mesmo período deste ano”, afirma Lara.

O ato de estacionar o veículo sem a credencial é previsto como infração leve, passível de multa de R$ 53,20 além da perda de três pontos na carteira de habilitação. A infração, que está prevista no artigo 181 do Código Nacional de Transito, também poderá resultar na apreensão do veículo.

Cadastramento

Até a última terça-feira, a Urbs havia credenciado 10.700 idosos e 830 deficientes para essas vagas especiais. “É um número significativo, mas ainda longe da demanda em potencial que deve ser atendida pelo serviço de cadastramento”, afirma Adão Lara. Em Curitiba, segundo ele, são 200 mil idosos com mais de 60 anos, dos quais 60 mil são condutores, enquanto que o restante é conduzido por terceiros.

O pré-credenciamento pode ser feito pela internet, no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br). Informações também podem ser obtidas pelo telefone 156.

Voltar ao topo