Tecpar atinge recorde de anti-rábica

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está se preparando para atingir o recorde na produção de vacina anti-rábica para uso canino. Único fornecedor do Ministério da Saúde, através da Fundação Nacional da Saúde, o instituto acaba de receber uma solicitação de entrega de 29 milhões de doses da vacina para o ano que vem, o que deve elevar a produção em 3 milhões de doses em relação ao ponto máximo atingido até o momento.

O aumento no pedido deve-se à ampliação da área de ação da vigilância sanitária e da epidemiologia no controle da raiva do Programa Nacional de Imunização, que já consegue atingir pontos isolados do País, anteriormente de difícil acesso para a penetração da campanha de vacinação ? que geralmente ocorre em agosto ?, especialmente nas áreas mais sujeitas à raiva. Para o diretor técnico do Tecpar, Carlos Fior, o pedido maior do Ministério em nada deve afetar o ritmo de trabalho do instituto. “Nossa estrutura atual permite o atendimento da demanda solicitada. Esta capilarização da campanha nacional, com maior penetração em todos os cantos do País, empurra a produção do Tecpar para um número recorde e muito significativo em nossa história”, comemora Fior, confirmando que neste ano de 2002 a produção ainda será de 26 milhões de doses.

Produção

Para suprir as necessidades das campanhas que se realizam no País, o Tecpar é o organismo que fornece, em âmbito nacional, todo o quantitativo de vacinas que o Ministério da Saúde utiliza em suas campanhas de profilaxia da raiva. Para o uso canino, o instituto paranaense ? ligado à Secretaria da Ciência e Tecnologia ? é o único fabricante. Além de fornecer todo o estoque do Ministério da Saúde, o Tecpar também atende países vizinhos, como Paraguai e Bolívia, fornecendo excedentes de produção para ajudar estes países no controle da raiva.

Ainda no mês passado foram remetidas 50 mil doses de vacina anti-rábica para o Equador. O país vizinho está tentando ampliar a produção do produto para o uso canino, mas ainda não tem o suficiente para a demanda nacional. Por esta razão, entrou em contato com o Tecpar, conseguindo a cessão de um excedente de produção que supre as necessidades dos equatorianos.

Voltar ao topo