Sanepar faz estudos em Guaratuba

Até a próxima semana, a Sanepar deve apresentar uma resposta final sobre qual manancial será usado para ampliar o abastecimento de água em Guaratuba. Uma equipe da empresa esteve no local, anteontem, para avaliar a alternativa apresentada pelos vereadores. Eles querem que o manancial usado seja do Rio dos Mellos, Rio Vitória e Rio Taquaruvu, todos afluentes do Rio São João. Mas a Sanepar está propondo o uso do Rio Saí-Guaçu, que segundo os vereadores é poluído.

De acordo com o gerente técnico do ParanáSan, José Roberto Zen, a falta de água em Guaratuba só ocorre durante a temporada de verão. A captação atual é feita no Rio dos Mellos e a oferta é suficiente para abastecer a cidade até 2017. Zen explica que para ampliar o abastecimento com a alternativa apresentada pelos vereadores, o custo do projetoseria R$ 3,5 milhões a mais do que a proposta da Sanepar. Ele salientou que a diferença é significativa já que a captação será usada praticamente só nas temporadas.

Um dos motivos pelo quais os vereadores querem que a ampliação seja feita utilizando o mesmo manancial é a qualidade da água. Mas Zen fala que quando o Rio dos Mellos começou a ser usado não precisava de tratamento, só de flúor. Porém agora, quando chove, a água fica turva e precisa passar pelo mesmo processo que será feito no Saí-Guaçu.

Os vereadores também alegam que o lixão de Garuva compromete a qualidade da água. Zen afirma que se o projeto for implantado, o aterro sanitário será desativado e lacrado. Outro problema apontado é a existência de fazendas próximas e de uma plantação de arroz. .Mas, o gerente técnico afirma que com o processo de tratamento o problema é resolvido. Quanto ao cemitério que existe próximo ao rio, o gerente afirma que ele é pequeno e está 1.300 metros abaixo do ponto de captação. Zen afirma que não importa de onde a água será usada, pois a qualidade final será a mesma.

Voltar ao topo