Rádio ajuda na fiscalização da Mata Atlântica

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, e o comandante do Batalhão de Polícia Florestal, coronel Jack Holmer, lançam hoje o novo sistema de radiocomunicação que vai interligar os trabalhos de fiscalização entre os técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Polícia Florestal na região da Serra do Mar, litoral e Vale do Ribeira. Com ele fica superada a barreira que a Serra do Mar representava para as radiotransmissões, antes com um raio de alcance limitado a cerca de 4 km.

A cobertura do novo sistema abrange os mais de 11 mil quilômetros quadrados na Floresta Atlântica em território paranaense e consiste em 163 aparelhos, sendo 28 estações fixas, 54 rádios para veículos e 81 rádios portáteis interligados por cinco estações repetidoras (torres), distribuídas pela Serra do Mar.

Os recursos utilizados nesse projeto são provenientes do Acordo de Cooperação Bilateral Brasil-Alemanha através do Programa Pró-Atlântica. No projeto de radio comunicação foi aplicado R$ 1,1 milhão. A secretaria já estuda a possibilidade de implantar o mesmo sistema nas vinte regionais do IAP no interior do Estado.

Amanhã, Cheida entregará novo posto da Polícia Florestal na represa Vossoroca, em Tijucas do Sul. O posto fica às margens da BR 376, o que vai facilitar a fiscalização e o controle das cargas que entram e saem do Paraná com destino a Santa Catarina. Foram investidos cerca de R$ 200 mil na construção da nova sede, com 170 metros quadrados.

Voltar ao topo