Novo cenário político

PSDB chega às urnas encolhido em 2022, após protagonismo nas últimas eleições no Paraná

Ex-governador Beto Richa volta ao cenário político no Paraná. Foto: Aniele Nascimento / Arquivo

Historicamente um dos maiores partidos do Paraná, sempre com grandes bancadas, mais de uma centena de prefeitos e com algumas das principais lideranças da política estadual e nacional, o PSDB chega às eleições deste ano em situação diferente, ao menos na comparação com as três últimas disputas no estado. Desde a derrota de Beto Richa na disputa para o Senado, em 2018, o partido vem encolhendo, perdendo seus principais nomes para outras legendas (como o PSD do governador Carlos Massa Ratinho Junior) e sendo isolado por antigos aliados. Nesta situação, a legenda tende a ir para as urnas, em outubro próximo, com chapa pura, com o recém-filiado César Silvestri Filho disputando o governo do Estado e o veterano Valdir Rossoni como candidato ao Senado, depois de ter anunciado que deixaria a vida pública após o encerramento de seu atual mandato como deputado federal.

LEIA TAMBÉM:

>> Justiça volta a negar sessão que julgaria pedido de cassação do vereador Renato Freitas

>> “Só Deus me tira da presidência”, diz Bolsonaro em evento religioso em Curitiba

>> Lula ou Bolsonaro? Pesquisa revela quem lidera intenções de voto para presidente

E a grande aposta do partido para uma reconstrução é justamente Beto Richa. Pré-candidato a deputado federal, Richa carrega a esperança do partido de, com uma grande votação para a Câmara, conseguir contribuir para a construção de uma bancada federal maior para a legenda, uma vez que é o número de deputados federais que determina a cota de cada partido nos fundos partidário e eleitoral, bem como o tempo de TV na propaganda partidária.

Enquanto Richa governou o Paraná (2011 a 2018), o PSDB era o maior partido do estado, com mais de 100 prefeitos, a presidência e uma das maiores bancadas da Assembleia Legislativa. Na eleição de 2018, o partido elegeu apenas três deputados estaduais e nenhum deputado federal (Rossoni foi eleito suplente e assumiu a vaga de José Schiavinato, após a morte do deputado eleito pelo PP). Em 2020, o partido elegeu apenas 17 prefeitos. No ranking de representatividade elaborado pela Gazeta do Povo, tornou-se apenas a 10ª força partidária do estado. Recentemente, o partido perdeu, para o PSD de Ratinho, nomes como o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o presidente da Assembleia, Ademar Traiano, e seu então presidente estadual, Paulo Litro, além de alguns prefeitos e vereadores do interior.

>>> Leia a matéria completa na coluna do jornalista Roger Pereira

Ísis descobre que está grávida
Elas por Elas

Ísis descobre que está grávida

Eriberto encontra Eliana desmaiada
Renascer

Eriberto encontra Eliana desmaiada

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro