Professores comemoram terço integral de férias

Os professores da rede estadual voltaram das férias com mais dinheiro em suas contas. Eles receberam, no dia 31, o valor correspondente ao terço de férias garantido pela Constituição e pela CLT. Há alguns anos, esse pagamento não era feito nem na forma e nem no período previsto pela lei, ou seja, em parcela única e em coincidência com as férias do professor. O secretário da Educação, Mauricio Requião, ao assumir a pasta, garantiu o pagamento integral do benefício na folha de pagamento de janeiro.

No fim do mês, o Estado depositou cerca de R$ 16,6 milhões para o pagamento das férias dos 38.881 professores. E no dia 6 de fevereiro, depositou R$ 2 milhões nas contas dos funcionários administrativos das escolas, também referentes ao terço de férias.

O presidente da APP-Sindicato, José Lemos, vê no pagamento do terço de férias mais uma conquista da categoria. “A exemplo dos professores, os funcionários administrativos também aguardavam com ansiedade o cumprimento da lei, que não foi respeitada nos últimos três anos pelo governo anterior”, disse.

Há 12 anos no magistério, a professora Selma Mariete de Moura disse que o pagamento veio na hora certa. “Antigamente, não podia contar com o dinheiro, já que ele vinha parcelado”, conta.

A professora Yloina Laitner Fernandez, há 22 anos dando aulas na rede estadual, concorda e conta que receber, de forma integral, o terço de férias é um grande avanço. “Demonstra a forma justa como o governo Requião vai tratar a educação”, afirma.

Voltar ao topo