Possível fechamento de hospital infantil de Paranaguá gera protestos da população

Moradores de Paranaguá, litoral do Estado, protestaram ontem contra o possível fechamento do Hospital Infantil Antônio Fontes, de responsabilidade do governo estadual. Com atuais 39 leitos, o hospital atende uma média de 30 crianças/dia. Segundo os manifestantes, todo o atendimento pediátrico seria transferido para o novo Hospital Regional do Litoral.

Com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Paraná (SindSaúde-PR), foi distribuído um informativo e recolhidas assinaturas para um abaixo-assinado na porta do hospital. ?Queremos o Hospital Infantil reformado para atendimentos de baixa complexidade e que os demais casos sejam atendidos no Hospital do Litoral?, disse Elaine Gonçalves, representante dos usuários do Hospital Infantil.

A opinião é compartilhada por Eloísa de Souza, da diretoria do SindSaúde-PR. ?Querem fechar o hospital porque o prédio está em situação precária. É claro que está, mas poderia ser reformado. Defendemos que o atendimento seja integrado entre os dois hospitais e não a transferência de atendimento?, afirmou.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esclareceu que o Hospital Infantil deverá funcionar anexo ao Hospital do Litoral para facilitar a transferência de pacientes. Para o segundo semestre, estão previstos sete leitos de unidade de terapia intensiva para atendimento pediátrico.

Voltar ao topo