Pesquisadores recebem 17.º Prêmio Paranaense

Foi entregue ontem, no Hotel Paraná Suíte, em Curitiba, o 17.º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, promovido pelo governo do Estado. Às 20h, no mesmo local, será aberta a reunião de trabalho preparatória para a Conferência Estadual de C,T&I, marcada para 2004.

Os professores Adelar Bracht, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e Roberto Fendrich, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vencedores do prêmio, receberão, cada um, o equivalente a US$ 4 mil, destinados a custear participação em evento científico internacional de sua escolha, além de um diploma. A cerimônia foi presidida pelo secretário, Aldair Tarcísio Rizzi, que também abriu a reunião para discutir a política de ciência e tecnologia do Estado do Paraná nos próximos anos.

Adelar Bracht é biólogo de formação, mas como muitos estudiosos de sua geração ficou fascinado pelas inúmeras possibilidades oferecidas pela Bioquímica, principalmente, as relacionadas ao funcionamento da célula e dos organismos. Por isto, sua graduação foi logo complementada por estudos de pós-graduação na área. As técnicas de estudo do metabolismo celular assimiladas na Universidade de Munique durante o seu doutorado foram gradativamente implantadas e aprimoradas na UEM.

O engenheiro civil Roberto Fendrich é professor titular do Curso de Engenharia Civil da PUC e professor-adjunto do Departamento de Hidráulica e Saneamento do Curso de Engenharia Civil da UFPR.

Voltar ao topo