Viagem

Pegar a estrada com o carro capenga é uma roubada

Não basta abastecer, colocar toda a bagagem e entrar no carro para que a viagem de final de ano seja tranquila. A segurança deve estar em primeiro lugar e, por isto, é essencial que o automóvel passe por uma revisão antes de o motorista pegar a estrada. Fazer a conferência do estado de determinados itens pode evitar muita dor de cabeça, como ficar parado na rodovia, ou ainda evitar o pior em algum acidente.

A primeira checagem deve ser a dos freios. As pastilhas devem estar em bom estado. A troca precisa acontecer com 20 mil quilômetros rodados. “O dono do carro também precisa verificar o fluido do freio. Em uma viagem, pode esquentar com o uso do constante do freio e ficar perigoso. Pode até perder o freio por este problema”, alerta o mecânico Erikson André Correia Martins, da unidade Mercês da BS Autocenter. De acordo com ele, a troca do fluido de freio é rápida e simples. A cada seis meses um mecânico deve realizar a troca do produto.

A troca do óleo do motor deve estar em dia para evitar desgastes. A bateria precisa ficar em ordem, assim como os faróis. Nada de farol, lanterna ou luz de freio apagada. Elas são ferramentas para ver e ser visto nas estradas e não apenas em momentos de neblina. “O nível da água também deve ser verificado, além das paletas dos limpadores do parabrisa”, lembra Ademir da Silva, chefe da oficina da BS Autocenter. “Quando o carro “ferve’ na estrada, pode ser o sensor da temperatura, a bomba d’água ou falta de água mesmo. Mas não adianta apenas colocar a água e pronto. Pode entrar ar e causar problemas no sistema”, esclarece.

Silva ainda ressalta a importância dos pneus estarem calibrados e com uma boa condição. Existem marcações nos pneus que indicam se o nível da borracha ainda garante segurança na pista. Os proprietários de automóveis devem ficar atentos também com o alinhamento e balanceamento. Em poucas horas é possível revisar os principais itens de segurança em qualquer oficina. Mas os estabelecimentos estão cheios e com poucos horários disponíveis.