Saúde em dia

Paraná realiza mutirão de vacinação em escolas públicas e particulares

Foto: Lineu Filho/Arquivo/Tribuna do Paraná

Com o objetivo de melhorar os índices de cobertura vacinal para diferentes doenças, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) promove, até o dia 19 de abril, um mutirão nas escolas da rede estadual, das redes municipais e também da rede privada de ensino.

O público-alvo da campanha inclui crianças e adolescentes com até 15 anos de idade. Ao longo do mutirão serão aplicados todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, com ênfase na vacinação infantil oral contra a poliomielite, vacina inativada contra a poliomielite, sarampo, pentavalente, febre amarela e Covid-19 (conforme público preconizado). Já para a população juvenil, o foco está na atualização da vacinação contra HPV, meningite, sarampo, tétano e difteria.

A vacina contra Influenza, cuja campanha inicia na próxima segunda-feira (25), será disponibilizada apenas para os grupos prioritários. Já o imunizante contra a dengue, por estar disponível apenas para 30 municípios paranaenses, será ofertado apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Leia também:

“Com essa ação articulada a expectativa é de retomada das altas coberturas vacinais. Além de disponibilizar as vacinas dentro das escolas, é muito importante que as ações de educação em saúde sejam permanentes e voltadas para a imunização”, explica o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Para atingir o objetivo de atualizar a imunização desse público-alvo, a campanha começa com a análise das carteiras de vacinação dos alunos, que será feita pelas secretarias municipais. Com os dados desse levantamento, o passo é o agendamento da data para a atualização das vacinas em cada escola. Os pais e/ou responsáveis serão informados e vão receber termos de consentimento para a imunização em ambiente escolar.

Você já viu essas?

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil
Um brinde à tradição!

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda
Câmara vai votar

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba
Caçador de Boteco!

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.