UPS

Moradores do Uberaba recebem serviços de cidadania

Mais dois mil moradores do bairro Uberaba passaram neste fim de semana pela feira que ofertou serviços, cultura e lazer na Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan, numa realização da Secretaria estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, Prefeitura de Curitiba, diversas outras Secretarias Estaduais e Municipais, além da iniciativa privada. Ações sociais e de cidadania envolveram a comunidade onde foi implantada há um ano a primeira Unidade Paraná Seguro (UPS) do Estado.

Um balanço dos organizadores da Feira mostra que foram efetivados perto de 1.300 atendimentos, como fotos para documentos, emissão de carteira de trabalho, de identidade, CPF, solicitações ao programa Luz para Todos, da Copel, encaminhamentos para emprego na Agência do Trabalhador, orientações do Detran. Destaque para a parceria com a Fiep/Sesi, Senai que possibilitou inscrições para cursos técnicos presenciais e a distância.

A secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, participou do evento e disse ter ficado bastante satisfeita com a adesão de moradores e voluntários. “É uma mostra de que o planejamento e a execução de ações integradas de desenvolvimento e cidadania contribuem de forma efetiva para a melhoria da segurança pública e da qualidade de vida das pessoas e da paz social”, afirmou.

Segundo ela, o papel da Secretaria da Justiça é promover a integração entre as diversas Secretarias estaduais e municipais no fortalecimento dessa rede, indicando cada projeto, como melhorar as condições de cidadania nos bairros, que é um fator fundamental para a melhoria da segurança. “Essa integração, segurança, cidadania e socialização, é uma ação continuada e que já existe um cronograma desenvolvido pelo Estado e Município para contemplar as demais UPSs, para que passem a ter uma rotina permanente. É o início de um trabalho”.

Morador do bairro, Natanael dos Santos, de 38 anos, porteiro, foi com a família fazer a carteira de identidade e o CPF para os filhos. Ele disse que o trabalho é muito bom para a comunidade e que a segurança no bairro, melhorando muito a estabilidade para a comunidade, tem sido muito promissora. “Nós só temos a agradecer e parabenizar essas ações sociais e de cidadania que se somam com a segurança porque são muito produtivas”.

Vacinação

Somando-se às ações, foram vacinados gratuitamente contra raiva 300 cães e gatos, sendo 129 no posto montado na Feira e 71 em visitas a residências. O trabalho foi realizado por equipes de veterinários da PM e estudantes voluntários da Faculdade Evangélica.

Conforme o capitão Marcio Stange da Cruz, responsável pelo Centro de Veterinária da PM, o que chamou a atenção foi a receptividade da comunidade nas residências, demonstrando grande interesse em obter informações quanto aos cuidados com os animais.

O Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), participou da Feira junto com outras delegacias especializadas da Polícia Civil do Paraná distribuindo material informativo sobre as atividades do órgão que atua em todo o Estado num trabalho preventivo. Alessandro Furtado, do Sicride, ressaltou a importância da aproximação da população com as delegacias especializadas para que conheça o trabalho de todas as delegacias e como acessar os serviços prestados. Ele aproveitou para esclarecer que não há necessidade de esperar 24 horas para comunicar o desaparecimento de uma criança.

A tenente Caroline Costa, responsável pela UPS Uberaba, disse que essa integração só contribui para melhorar a condição de vida da população. “Cada dia que passa, a população começa a ser mais parceira da polícia. Sentimos muito mais a comunicação e a união entre a sociedade e a PM, recebendo ligações denunciando crimes, conversando e relatando problemas de segurança, isso traz maior credibilidade para a PM e um entrosamento maior com a sociedade”.

Voltar ao topo