MBA tem diversificação por setores

O momento de crescimento no Brasil está refletindo na quantidade, qualidade e diversificação dos cursos MBA. A profissionalização dos negócios em diversas áreas também fez surgir série de novos cursos que atendam a setores específicos. A Isae/FGV, por exemplo, tem o MBA no setor elétrico, além das áreas empresariais, comerciais, financeiras e de gestão de pessoas. O Estação Business School oferta o MBA em advocacia empresarial. A Universidade Positivo tem o MBA em design e inovação. A Universidade Federal do Paraná abriu inscrições neste ano para o MBA em gestão do agronegócio e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná lista o curso de MBA em gestão de negócios em alimentos.

São alternativas que atendem cada vez mais a necessidade dos profissionais e do mercado. “Estamos neste momento do crescimento do País e hoje o Brasil está se profissionalizando, até mesmo nas empresas familiares. Todas as áreas de negócios estão deixando de ser algo intuitivo”, analisa Antônio Raimundo dos Santos, diretor de educação do Isae/FGV. Ele lembra que já há MBA na área de saúde, setor que nem sempre é visto como negócio. “Não dá para tocar hospital hoje somente na boa vontade. Existem contas para pagar, salários de funcionários, a conta tem que fechar”, ressalta.

Contrapartida

Quem está interessado em MBA tem que lembrar a contrapartida do estudante neste tipo de curso que exige experiência profissional do aluno. “Muitos entram pensando em apenas pegar o certificado e o aprendizado fica em segundo plano. Ainda temos pouco desta cultura de ensino como presença e prova. Mas o MBA traz muito casos práticos e exercícios práticos para fazer a ponte entre a teoria e o trabalho”, indica Santos. (JC)

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