Litoral tem misto de confiança e insatisfação

Esta será a primeira temporada em que Alan Inácio da Silva, 29, irá investir no comércio durante o verão. Ele montou uma lanchonete na Avenida Beira Mar, em Praia de Leste, e está confiante na procura dos clientes. “A temporada é o único momento para crescer. Fora deste período fica difícil”, diz. Sua parceira no negócio, Neusa Gil Contini, 61, tem casa no município há mais de 20 anos e reclama da falta de investimento. “Temos praias maravilhosas, mas sem estrutura. O que mais pesa aqui é a falta de segurança e muitos estão trocando o Paraná pelo litoral de Santa Catarina”, lamenta.

 

Em Guaratuba, o atendente Marcos Pio, 26, tem uma lista de reclamações a fazer, e que se ajustam aos demais municípios. “A cidade fica afogada, o trânsito fica caótico, as ruas ficam alagadas e estão mal pavimentadas”, pontua. Ele também reclama da travessia entre Guaratuba e Caiobá, que ainda está sem solução. A vendedora Carolina Mari Scremin da Silva, 21, complementa: “Precisamos de recursos não só na temporada, mas durante o ano inteiro. Fora da temporada a cidade morre”.
Há 17 anos no comércio de Matinhos, Antônio Carlos dos Santos, 54, sabe, por experiência, que a temporada será boa. Além dos resultados do feriado de setembro, ele também se baseia no calendário para fazer sua previsão. “Esta temporada será mais curta. Quando o carnaval fica muito distante, sempre dá uma esfriada”, explica. Em 2013 a folia irá terminar no dia 13 de fevereiro.

 

Voltar ao topo