Governo promete incluir ciclovias nas estradas

O governo do Paraná promete incluir ciclovias em todas as novas obras de duplicação ou construção de rodovias. Mais de 90 quilômetros de vias para bicicletas estão programados para serem construídos até 2015, em diversas regiões paranaenses. A promessa foi feita pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hidricos, Luiz Eduardo Cheida, no 3.º Fórum Mundial da Bicicleta, em Curitiba.

“O Paraná está construindo uma política de apoio ao uso deste modal sustentável que é a bicicleta, pela primeira vez na sua história, e com a colaboração do movimento cicloativista”, discursou Cheida, que falou sobre o programa Ciclo Paraná, que vai reunir todas as ações voltadas ao incentivo à bicicleta realizadas pela administração estadual.

Segundo o governo, a Secretaria de Infraestrutura e Logística está incluindo a construção de ciclovias nos projetos de rodovias em áreas urbanas. Os projetos devem beneficiar mais de 20 municípios.

Nas regiões Norte e Noroeste, devem ganhar ciclovias as duplicações entre Maringá e Paiçandu e entre Londrina e Cambé, somando 10 quilômetros.

Para 2014, o governo promete construir ciclovias nas duplicações entre Pinhais e Piraquara e também entre Curitiba, Almirante Tamandaré, Itaperuçu e Rio Branco do Sul, além da duplicação na região de Tijucas do Sul. Nestas mesmas obras estão programados 23 quilômetros de ciclovias.

Dentro do programa de mobilidade está prevista também a implantação de calçadas e ciclovias nas obras de duplicações na PR-445 (Mauá da Serra/Londrina), cerca de 20 quilômetros, e também na PR-323, com 33 quilômetros.

No Oeste a PR-281 deve ganhar quase 10 quilômetros de calçadas e mais 2 quilômetros de ciclovias. Outro corredor, o Norte Central, vai atender a região entre Mauá da Serra e Guarapuava, com 5 quilômetros de ciclovias. Nos Campos Gerais, está previsto 1,9 quilômetro.