Governo libera mais dinheiro para saúde da família

Na abertura do XX Congresso de Secretários Municipais da Saúde, ontem, o governador Roberto Requião assinou a liberação para repasse mensal de cerca de R$ 910 mil para o Programa Saúde da Família. O financiamento para o programa era feito, até então, pelo governo federal e prefeituras. “Estamos reforçando o trabalho do médico da família, fazendo com que o atendimento ocorra como antigamente, quando os médicos iam até a casa do paciente, e assim conhecia todo o seu histórico de doenças e o de toda família”, explicou o governador.

O repasse deve atingir 331 municípios e cerca de 5 milhões de habitantes. Segundo o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, esses recursos equilibram o implemento que o governo federal está realizando, aumentando o investimento para os municípios com mais de 100 mil habitantes (no Paraná o repasse será apenas para os municípios com até esta população). “Esse investimento comprova que o governo do Estado está atento às ações preventivas e é parceiro das prefeituras”, considerou.

O governador ressaltou, entretanto, que a liberação dos recursos está condicionada à fiscalização da sua utilização. “O repasse será suspenso para aquela prefeitura que tiver um médico, remunerado pelo programa, cumprindo jornada de apenas duas horas num posto de saúde”, advertiu. Para o município ser enquadrado no repasse, um relatório com prestação de contas e aprovação pelo conselho municipal da saúde deverá ser apresentado trimestralmente aos vereadores.

Voltar ao topo