Ipem

Fiscalização nos postos da Grande Curitiba continua

A “caça às bruxas” nos postos de combustíveis, após a denúncia de fraudes, no programa Fantástico, da Rede Globo, continuou nesta quarta-feira (11). Durante o período da manhã, equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) e da Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon) estiveram em um posto. À tarde, outros dois estabelecimentos foram vistoriados.

Novamente, foram encontradas apenas pequenas irregularidades, como lacres rompidos e medição com pouca diferença em relação à permitida pelo Ipem-PR. De acordo com o gerente de verificação metrológica do órgão, Ivo Ribeiro, o único posto que estava em situação completamente regular foi o Posto Emerson Piovesan, no bairro Rebouças, em Curitiba.

O que apresentou maior número de irregularidades foi o Arrancadão, no Tarumã, vistoriado ainda na terça-feira (10), no qual houve uma pessoa detida para esclarecimentos. O estabelecimento é de propriedade do mesmo dono do Posto Jockey, um dos denunciados pelo Fantástico. No Arrancadão, assim como no Varela, fiscalizado ainda na segunda-feira (9), uma placa foi retirada para ser enviada para análise no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), no Rio de Janeiro.

À tarde, representantes de diversos órgãos de fiscalização municipais, estaduais e federais estiveram reunidos para para discutir a estratégia referente à investigação das denúncias veiculadas em rede nacional. Entre outras decisões, ficou definido que o Ipem-PR enviará ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), no prazo de dois dias, a relação dos postos atendidos pela Power Bombas. O órgão analisará as medidas cabíveis.

Voltar ao topo