Escolas recebem mutirão voluntário

Alunos de 13 escolas públicas de Curitiba, região metropolitana e Paranaguá, no litoral do Estado, irão retornar do feriado e encontrar suas salas de aula de cara nova na próxima terça-feira. Ontem, integrantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias abriram mão do sábado de folga para realizar serviços de jardinagem, pintura, reformas de carteiras, parte elétrica e hidráulica nas instituições. A iniciativa fez parte do programa “Mãos que Ajudam”, criado em 2001.

“Este trabalho é feito em todo 7 de setembro. Como este ano o feriado da Independência cai no domingo, antecipamos a realização dos serviços para o sábado”, disse o psicólogo e coordenador da Igreja, Ivani Bastos Irineu, que ontem esteve em atividade no colégio estadual Dom Ático Euzébio da Rocha, na Avenida Wenceslau Braz.

Todo material utilizado nos trabalhos foi custeado pela própria igreja (só na Escola Dom Ático, a estimativa é de que tenham sido gastos R$ 4 mil), através de um programa mundial de ajuda comunitária. Já entre os voluntários que participavam das atividades estavam tanto integrantes da instituição religiosa quanto estudantes e seus familiares.

“Vale a pena participar dos trabalhos nas escolas. É o segundo ano em que sou voluntária e me sinto muito bem em poder ajudar ao próximo. Não me sinto cansada de realizar os serviços, mas muito disposta e feliz. No final, é bom ver as instituições organizadas, limpas e bonitas”, comentou a auxiliar de biblioteca Valéria Carlos Ferreira, que ontem lixava carteiras também no colégio Dom Ático.

Atividades semelhantes às realizadas nos colégios de Paranaguá, da capital e de municípios vizinhos foram promovidas em cidades de outras regiões do País. No total, o “Mãos que Ajudam” foi realizado em 350 escolas, com a participação de cerca de 90 mil voluntários. O programa conta com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed).