Crítica às declarações

Deltan Dallagnol rebate Gilmar Mendes e diz que ministro do STF absolve corruptos

O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados.

O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) rebateu as declarações dadas pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta segunda (8), em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

LEIA MAIS – “Curitiba gerou Bolsonaro e tem o germe do fascismo”, diz Gilmar Mendes; Vídeo!

Em uma nota divulgada à imprensa na manhã desta terça (9), Dallagnol disse que Mendes “nunca respeitou a liturgia do cargo, vedações da lei da magistratura, regras de suspeição, distanciamento dos réus nem compreendeu o papel do combate à corrupção para a preservação da democracia”.

Mendes criticou a atuação do agora parlamentar quando era procurador federal na condução das investigações da Operação Lava Jato que levaram à prisão o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alegando que Dallagnol e o então juiz federal Sérgio Moro combinavam as ações da força-tarefa. O magistrado também afirmou que a instituição da chamada “delação premiada” teria tido o texto da lei escrito por ambos, “sem parâmetros” e de “má redação” e ainda disse que Curitiba “tem o gene do fascismo”.

LEIA AINDA – Nota Paraná faz novo milionário! Saiba onde mora o ganhador do prêmio de R$ 1 milhão

Em resposta, Dallagnol afirmou: “Enquanto procura falhas na Lava Jato, o ministro tenta coar agulhas, mas engole camelos, votando sistematicamente em favor da absolvição e anulação de sentenças de corruptos, contra os votos técnicos de ministros como Edson Fachin”, disse.

Dallagnol também disse que o ministro “destila um ódio que mostra o que há em seu coração”, com uma mensagem “perversa e avessa ao que é justo, moral e ético”, com palavras que provocam uma “inversão de valores que injuriam os brasileiros”.

LEIA TAMBÉM – “Pipokinha vai sair algemada de Curitiba”, avisa deputado sobre show “pornográfico”; Vídeo!

O deputado federal afirmou, ainda, que não luta “contra o ministro Gilmar”, mas a “favor do que é certo” e que seguirá lutando “contra a corrupção e a injustiça”. Por fim, Deltan Dallagnol rebateu outra afirmação feita pelo magistrado no programa, de que Curitiba “gerou Bolsonaro” e “tem o germe do fascismo”. Segundo o parlamentar, a capital paranaense “não tem sangue (ou sobrenome) de barata”, finalizou na nota.

Além de Dallagnol, o senador Sérgio Moro também se pronunciou sobre as falas, mas com uma curta postagem no Twitter. “Não tenho a mesma obsessão por Gilmar Mendes que ele tem por mim. Combati a corrupção e prendi criminosos que saquearam a democracia. Não são muitos que podem dizer o mesmo neste país”, disse.

Veja abaixo o que diz a nota completa de Deltan Dallagnol contra as declarações de Gilmar Mendes.

“Gilmar Mendes nunca respeitou a liturgia do cargo, vedações da lei da magistratura, regras de suspeição, distanciamento dos réus nem compreendeu o papel do combate à corrupção para a preservação da democracia.

Enquanto procura falhas na Lava Jato, o ministro tenta coar agulhas, mas engole camelos, votando sistematicamente em favor da absolvição e anulação de sentenças de corruptos, contra os votos técnicos de ministros como Edson Fachin.

O ministro destila um ódio que mostra o que há em seu coração. Sua mensagem é perversa e avessa ao que é justo, moral e ético. Suas palavras ilustram a inversão de valores que injuriam os brasileiros.

Há muitas questões que o Ministro Gilmar precisa responder: o senhor já ligou para redações pedindo a cabeça de jornalistas? Já ligou para universidades pedindo a cabeça de acadêmicos cujo trabalho lhe desagradou? Já ligou para políticos para fazer indicações? Ligou para ministros de outros tribunais para influenciar votos?

Minha luta não é contra o ministro Gilmar, mas é a favor das pessoas e do que é certo, por amor. Seguirei em frente buscando servir às pessoas e cumprir um propósito de vida maior de amor ao próximo. Seguirei lutando contra a corrupção e a injustiça, ainda que isso exija me posicionar contra a atitude de poderosos que tentam mandar no Brasil.

Finalizo com uma homenagem a Curitiba, capital do meu coração, onde casei com minha esposa e nasceram meus filhos. Nossa cidade é e continuará sendo luz para o país e o mundo. A aversão que alguns tem à bela República de Curitiba é porque o povo paranaense não tem sangue (ou sobrenome) de barata”.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.