Defesa Civil alerta contra queimadas no Estado

Com a proximidade do inverno e do período de estiagem, aumentam as preocupações da Defesa Civil no Paraná quanto à ocorrência de queimadas no Estado. A partir desta semana, o órgão inicia um trabalho de conscientização para inibir os caso de incêndios causados pela ação humana.

De 2005 a 2007, o número de queimadas aumentou 130% no Paraná. Segundo a Defesa Civil, nos quatro primeiros meses de 2008, 615,64 hectares de área de preservação foram consumidos pelo fogo. Em 2007, foram 500 incêndios que atingiram mais de mil hectares de mata.

De acordo com o tenente Pinheiro, da Defesa Civil, o alerta para a incidência de focos de incêndio vai até o mês de setembro. Ele conta que a maior parte dos incidentes acontece em decorrência da ação humana. ?A estimativa é de que os balões e as bitucas de cigarro continuam sendo motivo de preocupação ambiental. Há também quem promove queimadas para limpar uma determinada área e acaba perdendo o controle das chamas, que se alastram, devido as condições propícias da vegetação e do clima?, afirma.

Chuva

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, uma frente fria deve chegar hoje ao Paraná, provocando chuvas isoladas no final da tarde no sul e sudoeste do Estado. Entretanto, as chuvas não devem amenizar o alerta de incêndios, uma vez que o Estado deverá registrar geadas. ?As geadas contribuem para que a vegetação fique ainda mais suscetível ao fogo?, afirma o meteorologista Fernando Mendes.

Voltar ao topo