Prejuízos

Curitiba vive o caos após ventania e chuva de granizo

O temporal que atingiu a Grande Curitiba no final da tarde de ontem, com ventos superiores a 60 km/h, deixou 38 mil domicílios no escuro e causou destelhamentos e quedas de árvores em vários pontos. Chuvas de granizo atingiram com mais intensidade no Tatuquara, Campo Comprido, Água Verde e Portão. Como muitos semáforos ficaram desligados, o trânsito na volta do trabalho ficou complicado. Na estação pluviométrica da Repar, em Araucária, foram contados 38 milímetros de chuva, com mais intensidade durante aproximadamente meia hora.

Segundo a Copel, em Curitiba, mais da metade dos desligamentos de luz foram registrados no Xaxim. A região da Avenida Iguaçu, no Batel, também foi bastante atingida. No Centro, alguns quarteirões das avenidas Sete de Setembro e Visconde de Guarapuava ficaram sem luz por conta da árvore que caiu e atingiu a fiação elétrica. Na região metropolitana, as cidades mais afetadas pelo corte foram Araucária, Fazenda Rio Grande, Quitandinha e Mandirituba, totalizando mais de 10 mil ocorrências. A previsão da energética era restabelecer a energia elétrica na maior parte dos casos ainda na noite de ontem, deixando para hoje apenas a conclusão dos serviços mais complexos.

Estragos

Desde o final da tarde, equipes da prefeitura trabalhavam nas ruas para minimizar os estragos. Até o início da noite, a administração municipal contava 16 semáforos desligados, telhados danificados em residências e sete ocorrências de queda de árvores ou galhos, principalmente na Cidade Industrial, Xaxim, Boa Vista e Rebouças. Enquanto quatro equipes da Secretaria do Meio Ambiente retiravam galhos, a Setran colocou 34 agentes para organizar o trânsito nas vias. Em dias de tempestades e vendavais, a recomendação é ligar para os telefones 153 (Guarda Municipal) e 156 (prefeitura).

Destelhamentos

A Defesa Civil do de Curitiba recebeu 204 pedidos de lona para casas destelhadas, principalmente nos bairros Tatuquara, Rio Bonito, Ganchinho e Umbará.

Foram distribuídos, nessas ocorrências, um total de 23 rolos de lona plástica, aproximadamente 9.200 m², para cobrir móveis e os telhados das casas atingidas.

No final da tarde desta segunda, 34 agentes da Setran estavam na rua orientando o trânsito e, logo após a chuva, quatro equipes da Secretaria do Meio Ambiente fizeram retiradas dos galhos e em duas horas terminaram a ação.

A Setran registrou um sinaleiro desligado na manhã desta terça-feira, no bairro Boqueirão, porém a causa não é a chuva e sim defeito constatado no aparelho, que está recebendo reparos.

Segundo a estação pluviométrica da Repar, em Araucária, foram contabilizados 38mm de chuva, que caíram com mais intensidade durante aproximadamente meia hora.

Previsão de tempo instável

Para hoje, o Instituto Tecnológico Simepar prevê mínima de 15 e máxima de 21 graus em Curitiba. Apesar do afastamento gradual da frente fria que causou o temporal, a umidade elevada e o calor favorecem a ocorrências de chuvas no Estado, que devem ser mais localizadas do que ontem. Pode chover a qualquer hora do dia, mas com períodos de melhora. Mesmo com tempo instável, o tempo continua abafado.

Lineu Filho
Trânsito complicado na volta do trabalho. Cidade conta prejuízos.