Coração

Curitiba é palco de debates sobre saúde cardíaca

Alguns dos mais importantes profissionais da cardiologia intervencionista no mundo desembarcam em Curitiba para o 13º Cardiointerv (Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista), que será realizado nos dias 29 e 30 de novembro. O evento é promovido pelo Hospital Cardiológico Costantini e vai trazer o que há de mais moderno no tratamento de cardiopatias por meio de cateter.    

Entre os palestrantes estrangeiros confirmados, o destaque vai para os espanhóis Andrés Íñiguez (Presidente da Sociedade Espanhola de Cardiologia),  Alfonso Medina e Eulógio Garcia; o dominicano Carlos Lithgow; o norte americano Ziyad Hijazi; e o alemão Adnan Kastrati. Jadelson Pinheiro de Andrade, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC),  Ângelo Amato Vincenzo de Paola, futuro presidente, também estarão presentes.  
   
Segundo o diretor científico do Hospital Cardiológico Costantini, Costantino Ortiz Costantini, um dos principais objetivos do evento é promover a troca de conhecimentos e experiências sobre as técnicas e as inovações em tratamentos menos agressivos para o coração. “No rol de assuntos que serão debatidos no Cardiointerv deste ano estão o uso de stents bioabsorvíveis, tecnologia revolucionária na cardiologia que já é utilizada na Europa. O implante transcateter de bioprótese valvar aórtica (TAVI), o tratamento por cateter da hipertensão arterial de difícil controle clínico, a evolução da angioplastia de tronco da coronária esquerda e os avanços da cardiologia intervencionista em doenças estruturais congênitas”, afirma. 
   
No dia 28 de novembro acontece o Pré-Cardiointerv, que vai trazer também para a capital paranaense o cardiologista espanhol Juan Rigla. O especialista vai fazer uma abordagem sobre os avanços tecnológicos com relação ao ultrassom intra-coronariano, técnica que melhora o resultado das angioplastias. Para os participantes do Simpósio, a participação no Pré-Cardiointerv é gratuita.   
 
Conscientização da população em destaque   

Um dos pontos altos do Cardiointerv será o lançamento da Campanha Jovens Corações no Paraná. Idealizada pela SBHCI (Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista) a campanha vai esclarecer os brasileiros sobre a estenose valvar aórtica: seus sintomas, diagnóstico e tratamento.   
 
O intuito do esforço de comunicação é chamar a atenção para um tratamento relativamente novo da estenose aórtica: o Implante Transcateter de Bioprótese Valvar Aórtica (TAVI). Uma alternativa à cirurgia convencional (com peito aberto), a TAVI pode significar esperança para pacientes que apresentam alto risco ao se submeter a um procedimento cirúrgico.
 
O presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), Marcelo Queiroga, explica que esse tratamento é uma luz para quem não pode passar por uma operação. “Já temos tecnologia no Brasil, o que facilita a incorporação e a disponibilização universal em todo o sistema de saúde”.
 
Sobre a estenose aórtica: Doença cardíaca comum em idosos, a enfermidade afeta uma em cada 20 pessoas na faixa dos 75 anos e, se não tratada, pode levar ao óbito em um curto espaço de tempo.
 
Serviço   
 
13º Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista (Cardiointerv)  
Data: 29 e 30 de novembro  
Horário: 8h às 18h  
Local: Hospital Cardiológico Costantini (Rua Pedro Collere, 890 – Vila Izabel)
Informações: (41) 3013-9267 ou   www.cardiointerv.com   
 
Pré-Cardiointerv  
Data: 28 de novembro  
Horário: 14h às 18h  
Local: Hospital Cardiológico Costantini (Rua Pedro Collere, 890 – Vila Izabel)  
Informações: (41) 3013-9267