Começam obras de correção da Br-376

O problema do rebaixamento da pista no quilômetro 669 da BR-376 (sentido Curitiba-Joinville) começa a ser solucionado a partir do próximo final de semana. O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) informou que o prazo para a conclusão da obra é de 45 dias.

Durante três semanas, engenheiros e especialistas do órgão estudaram a ponte onde aconteceu o rebaixamento, e o resultado da pesquisa, porém, não apontou quais são as reais causas do desnível. Os prováveis motivos são o declive acentuado, o tráfego de caminhões pesados em alta velocidade e defeitos na estrutura. A ponte foi planejada e executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná.

Atraso

As obras de conserto já tinham sido anunciadas para a primeira quinzena de janeiro, mas não aconteceram pela dificuldade de analisar a estrutura. O especialista em pontes, Wilson Picheth Gheur, explica que a causa do rebaixamento só poderá ser determinada à medida que os serviços forem executados. “Acredito que foi um problema construtivo. Provavelmente, as juntas não foram limpas e houve um atrito entre concreto antigo e concreto novo. Isso, aliado ao declive, pode ter resultado no rebaixamento”, aponta. Gheur garante que a estabilidade da ponte não foi abalada.

O coordenador do Dnit, Rosalvo Gizzi, não soube informar se no projeto original houve um cuidado com as dificuldades que o declive e o tráfego intenso de veículos pesados podem causar. “Nós estamos com alguns projetos complementares e já pedimos o original para o DER, responsável pela obra. Mas ainda não chegou em nossas mãos”, conta. A assessoria de imprensa do DER, porém, comunicou que os projetos disponíveis já foram encaminhados ao órgão federal.

Outros pontos

Os engenheiros do Dnit encontraram dez pontos críticos na ponte, incluindo o rebaixamento. Em dois deles o concreto será totalmente refeito. Nos oito outros casos, as lajes serão reforçadas. De acordo com Gizzi, o orçamento para as obras é de R$ 833 mil. O trabalho deverá ser realizado todos os dias da semana, exceto nas sextas-feiras, quando o movimento na rodovia é grande. “Adotaremos essa medida durante a temporada na tentativa de não interromper o tráfego”, afirma. A passagem de carros deve ser feita em uma faixa e meia. O movimento está restringido a duas faixas.

Voltar ao topo