Temporal

Ciclone extratropical suspende aulas e fecha unidades de saúde no Litoral

Ciclone extratropical com ventos perto de 100 km/h suspende aulas em cidades do Litoral.
Ciclone extratropical com ventos perto de 100 km/h suspende aulas em cidades do Litoral. Foto: Reprodução.

A chegada de ciclone extratropical, que se formou na costa brasileira já provocou consequências no Litoral do Paraná. Escolas estaduais e municipais cancelaram as aulas do período da tarde desta quarta-feira (10), em cidades como Guaratuba, Paranaguá, Paranaguá e Morretes. Em Guaratuba, todas as unidades básicas de saúde tiveram as suas atividades suspensas devido ao vendaval e chuva. O pronto socorro e o Hospital Municipal de Guaratuba continuam com atendimento 24 horas.

A travessia para a Ilha do Mel chegou a ser suspensa por causa da agitação do mar. Segundo o Simepar, o vento no litoral do Paraná chegou aos 97,5 km/h na cidade de Guaratuba.

De acordo com comunicados das prefeituras e Defesa Civil, o objetivo é dar segurança para toda a comunidade para que se evite um deslocamento.

LEIA TAMBÉM:

>> Balada flutuante de Balneário Camboriú fica à deriva depois de ciclone. Assista!

>> Ciclone extratropical que passa pelo Litoral pode chegar em Curitiba? Entenda!

“Considerando a previsão de alteração climática prevista para a região e a necessidade de preservação da integridade física dos alunos, professores e demais colaboradores, solicitamos por meio desta, a suspensão do período de aula na rede pública municipal na tarde desta quarta-feira (10), para que se evite quaisquer eventos danosos que poderiam vir a ocorrer. Recomendamos a esta SEMEDI (Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral) que repasse a rede particular de ensino e demais interessados a fim de estender o cuidado aos demais componentes da rede local de ensino”, alertou a Defesa Civil de Paranaguá.

A cidade de Matinhos chegou a cancelar o atendimento médico em unidades de saúde. Há registro de alagamentos em ruas de cidades do litoral paranaense.

Alerta no mar

 A Marinha do Brasil emitiu avisos de ressaca relatando da possibilidade de ondas que podem variar de 2,5 a 4 metros de altura. O aviso vale até o próximo sábado (13). Informações que a força do mar já teria alcançado a faixa de areia que foi engordada em Matinhos.