Tormenta

Ciclone extratropical que passa pelo Litoral pode chegar em Curitiba? Entenda!

Ciclone extratropical pode chegar até Curitiba? Foto: Reprodução / Simepar

O ciclone extratropical que passa perto da costa do Litoral do Paraná não deve atuar em Curitiba. Os ventos fortes assustaram moradores das cidades litorâneas nesta quarta-feira (10) e provocaram estragos em várias cidadesMatinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná registram destelhamentos, quedas de árvore, realocações de famílias, queda de poste e desabrigados.

A Secretaria Municipal de Educação de Guaratuba, inclusive, informou pelas redes sociais que as aulas estão suspensas até quinta-feira (11). “As aulas da rede pública municipal estão suspensas hoje (10) e amanhã (11), em razão dos danos provocados pelo vendaval e chuvas. Nossas equipes de manutenção já estão avaliando a extensão do desastre natural em nossas unidades e iniciarão os reparos, após às 16 horas. Agradecemos a compreensão e habitual solidariedade de nossos pais e alunos!”, escreveu a Secretaria.

Porém, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o ciclone, chamado tecnicamente de sistema de baixa pressão, segue um curso em direção ao estado de São Paulo. A tendência é que ele vá para alto mar e se afaste do Paraná ao longo desta quarta-feira.

Tanto é que o tempo deve abrir na capital a partir desta quinta-feira (11). De acordo com o Simepar, a chuva dará uma trégua, mas o frio continua. Em Curitiba, a previsão de variação das temperaturas na quinta deve é entre 7º C e 15º C.

Ventos fortes

Na cidade de Matinhos, por causa dos ventos, foram registrados 16 destelhamentos, 2 quedas de árvores, 2 realocações de famílias e 1 queda de um poste de energia elétrica. Em Guaratuba há 4 famílias desabrigadas, 7 ocorrências de destelhamentos, 8 quedas de árvores sobre residência e mais 2 quedas de árvore em via pública. Em Pontal do Paraná foi registrado um destelhamento. As informações são de boletim enviado pelo Corpo de Bombeiros às 14 horas.

LEIA TAMBÉM:

>> Ciclone extratropical com ventos perto de 100 km/h suspende aulas em cidades do Litoral

>> Vídeos: ciclone extratropical deixa rastro de destruição em SC e Paraná

A forte chuva também causou o desligamento de cerca de 22 mil casas em toda região. A falta de luz se concentra, principalmente, em três municípios: Guaratuba (com 10,7 mil consumidores sem luz), Pontal do Paraná (8,7 mil) e Matinhos (1,3 mil). 

Cerca de 100 profissionais da Copel trabalham para restabelecer a energia e a previsão é que os serviços continuem ao longo desta tarde.

Ciclone

O tempo segue chuvoso em todo o Paraná nesta quarta-feira, com alerta vermelho para o litoral. A Marinha do Brasil emitiu avisos de ressaca relatando da possibilidade de ondas que podem variar de 2,5 a 4 metros de altura. O aviso vale até o próximo sábado (13).

+Leia mais! 

Quando vai parar de chover em Curitiba? Capital não “vê” o Sol faz tempo…

Vídeo: Ciclone em Matinhos agita o mar, causa ondas grandes e assusta moradores

Essa situação deve-se a um ciclone extratropical, que vai se formou na costa brasileira, e provoca quedas na temperatura, chuvas fortes e rajadas de ventos de até 100 km/h. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta vermelho para a Região Metropolitana de Curitiba e litoral, indica que existe a chance de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia.

Proteja-se

O Corpo de Bombeiros orienta algumas medidas de segurança no enfrentamento da
situação em destaque:

• Procure um abrigo o mais rápido possível, e não saia até que o vendaval pare;
• Se notar o risco de desabamento do telhado, saia do local e comunique o risco, inclusive às autoridades;
• Não se abrigue embaixo de árvores ou coberturas metálicas frágeis, elas podem cair e causar ferimentos;
• No carro, se possível, estacione o veículo em local seguro e espere o vento forte passar;
• Se necessário, e possível, entre em uma edificação;
• Não estacione o carro próximo a torres de transmissão, placas de propagandas e
encostas;
• Evite navegação durante o período crítico;
• Mantenha portas e janelas fechadas.

Voltar ao topo