Chuvas causam desabastecimento de água

Depois das tempestades que atingiram o Paraná na última semana, o abastecimento de água ainda estava prejudicado ontem em diversos municípios do oeste e sudoeste do Estado.

Por outro lado, o excesso de chuvas melhora ainda mais a beleza de um espetáculo da natureza localizado em Foz do Iguaçu, no oeste: ontem, a vazão das cataratas era de 11,7 milhões de litros por segundo, quando em dias mais secos a quantidade chega a 1,5 milhão.

As cidades da região oeste que ainda sofriam com as falhas no abastecimento de água eram Matelândia e Assis Chateaubriand. Em Matelândia, o rompimento da rede elétrica prejudicou o funcionamento do sistema de captação de água em toda a cidade.

O abastecimento chegou a ser restabelecido de manhã, mas o rompimento de uma adutora voltou a causar problemas na parte da tarde e a água estava sendo distribuída com caminhões-pipa.

Já em Assis Chateaubriand, a continuidade das chuvas prejudicou os trabalhos da Sanepar, pois a estatal dependia que o nível de turbidez do Rio Alívio abaixasse para poder restabelecer o sistema.

Dessa forma, apenas metade da cidade tinha água via tubulações, e a outra metade estava sendo abastecida com caminhões-pipa. A Sanepar prevê normalizar o sistema somente amanhã em Assis Chateaubriand.

Na região noroeste, as cidades que sofriam com as falhas no abastecimento eram Casa Branca, Umuarama, Elisa, Brasilândia do Sul e Guaporema. A previsão da Sanepar era que o sistema fosse normalizado na noite de ontem.

No total, 35 municípios paranaenses foram afetados com as chuvas. Segundo a Defesa Civil do Paraná até agora 3.361 casas foram danificadas, 64 foram destruídas, 1.370 pessoas ficaram desalojadas, e outras 513, desabrigadas. Uma pessoa morreu na quarta-feira, em Santa Helena, no sudoeste do estado, depois que uma árvore atingiu o seu veículo.

Uma das cidades mais prejudicadas foi Matelândia, com 400 residências atingidas e duas mil pessoas afetadas. Em Cascavel, 200 casas foram destelhadas com as chuvas, atingindo 1.500 pessoas.

A Defesa Civil em Cascavel está recebendo doações de telhas, colchões e alimentos para atender as vítimas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 199 ou 45-3902-1730.