Chuva prejudica andamento de obras da Sanepar no Litoral

Desde o final de dezembro, oito obras para ampliação de rede de esgoto localizadas em Matinhos e Guaratuba estão atrasadas em razão das chuvas que ocorrem nesta temporada. Dos primeiros 29 dias deste ano, choveu 27 dias. De acordo com o Simepar, neste período a precipitação foi de 647,7milímetros, três vezes mais do que a média registrada em janeiro do ano passado. 

Paralelo ao Programa Se Ligue na Rede, que tem como objetivo fiscalizar e orientar os moradores sobre a correta ligação de esgoto, a empresa realizou obras para ampliar a rede coletora de esgoto, visando contribuir com a melhoria da balneabilidade. Na maioria destas obras, o serviço que ainda não foi possível realizar é o de recomposição do pavimento. Segundo o gerente regional da Sanepar, Romilson Gonçalves devido à freqüência e a intensidade das chuvas não foi possível concluir parte das obras. ?A recomposição de pavimento só poder ser feita se o terreno estiver seco?, explica Gonçalves. Todos os locais das obras foram devidamente sinalizados e o trânsito interrompido para evitar acidentes.

Alagamentos

As obras feitas pela Sanepar não contribuem para o alagamento das ruas e avenidas do Litoral. A extensão da rede coletora de esgoto não tem nenhuma relação com a drenagem urbana. Isto pode ser comprovado uma vez que, mesmo onde a Sanepar não realizou obras, várias casas foram atingidas pelo excesso de chuva e em alguns locais até o trânsito foi interrompido. 

O alagamento pela falta de galeria de águas pluviais ou, nos locais onde existe galeria, o fato de elas não conseguirem dar vazão às águas da chuva. A responsabilidade pela limpeza, manutenção e implantação de galerias, ou seja todo o serviço de drenagem urbana, é da Prefeitura, não só em Matinhos ou Guaratuba, mas em todas as cidades do Paraná.

Voltar ao topo