Com dobra, sem dobra, maior ou menor. As peças impressas podem ser escolhidas, principalmente, pela quantidade de informações que se pretende divulgar. Veja mais.

Ainda que a maioria das estratégias de marketing estejam presentes, atualmente, no meio digital, em determinados casos, a publicidade impressa pode ser mais efetiva. Alguns exemplos para isso são folder, flyer ou panfleto que acabam se tornando boas opções para divulgar eventos, ações, promoções, entre outros.

Porém, no momento de definir por qual deles optar, muitas pessoas acabam não sabendo o formato de cada um e qual é a melhor escolha para cada caso. Se essa também é a sua dúvida, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O que são folder, flyer ou panfleto e quando utilizá-los?

Como já falado, folder, flyer ou panfleto são todas mídias impressas. Ambos são muito tradicionais quando se trata de divulgações. Entenda melhor qual é o formato de cada um deles e como escolher conforme o objetivo da mensagem ao público-alvo. 

Flyer

O flyer é uma das peças publicitárias impressas mais simples, já que ela tem dimensões menores e, geralmente, possui informações de apenas um lado do papel. Normalmente, se opta por flyer por haver um custo bem menor para a impressão. Mas pode ser uma boa escolha quando se quer produzir peças rápidas, grandes tiragens, com informações objetivas e gastando pouco.

O flyer pode ser ideal para:

  • Eventos de curto prazo, como festas, shows ou promoções relâmpago;
  • Ótimo para transmitir informações objetivas de forma rápida;
  • Distribuição em locais com tráfego intenso de pessoas e captar a atenção do público.

Panfleto

O panfleto se diferencia do flyer por duas características principais: dimensão maior e mais espaço para informações, já que utiliza frente e verso da peça impressa.  Portanto, ele se torna uma boa escolha quando a quantidade de elementos textuais e de imagem é maior. Em um flyer, com espaço reduzido, a estética e legibilidade da divulgação poderiam ser prejudicadas.

O panfleto pode ser produzido com uma dobra ou não. Depende muito dos objetivos e número de informações. Ele é utilizado, geralmente, em:

  • Divulgações de preços e promoções de produtos e/ou serviços de comércios. Um exemplo muito claro são panfletos de mercados;
  • Quando é necessário o uso de informações mais detalhadas de uma ação.

Folder

O folder se diferencia das outras peças, principalmente, por apresentar um design dobrável em três partes ou mais. Com isso, a mensagem pode ser passada de maneira mais detalhada e com mais clareza, já que ele permite que seja dividida em seções.

Como demanda mais investimento, o folder pode ser utilizado, principalmente, quando se planeja utilizar aquela peça por tempo indeterminado como forma de divulgação. Mas não é só isso. O folder pode também ser uma boa escolha quando:

  • A divulgação é um catálogo de produtos;
  • Há muitas informações complexas para divulgar;
  • Eventos em que é necessário apresentar a programação e ela pode ser extensa;
  • É uma peça mais formal, então é ideal para ser apresentada em reuniões corporativas ou conferências.

Em resumo, para escolher entre as três opções, primeiramente, é preciso definir a quantidade de informações e o design da sua divulgação. Tenha sempre em mente, que o público deve encontrar os elementos de maneira organizada e com boa legibilidade. Caso contrário, sua mensagem pode ser prejudicada e o material pode ser um investimento perdido. Fontes muito pequenas, por exemplo, não são uma boa ideia.

Escolha a Tecnicópias para imprimir sua peça

Agora que você já entendeu o que é folder, flyer ou panfleto, seja por qual deles optar, procure a Tecnicópias para imprimir sua peça. Somos referência como gráfica em Curitiba, atuando no mercado desde 1983, sempre atualizada nas melhores tecnologias para essa área. Faça um orçamento conosco e conheça nossos serviços.