Capital registra baixo índice de crianças abaixo do peso

O índice de crianças desnutridas em Curitiba é pequeno. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, das 85.071 crianças com idade até cinco anos que tiveram seu desenvolvimento acompanhado pelas unidades de saúde da capital no ano passado, apenas 6,05% estavam abaixo do peso ideal.

A nutricionista do centro de epidemiologia da Secretaria de Saúde da capital, Angela Lucas de Oliveira, explicou que desse percentual 3% é considerado normal, pois são crianças que geneticamente tendem a ser pequenas. Com isso, restam cerca de 3% de crianças desnutridas, índice que está dentro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Angela explicou que é difícil traçar paralelo entre os dados de Curitiba e outras capitais do Brasil, já que outras cidades não possuem dados exatos sobre desnutrição. “Desde 1994 nós lutamos para combater a desnutrição. Com recurso do Ministério da Saúde a Prefeitura distribuía leite às crianças. Depois o programa acabou, virando o bolsa-alimentação que era com dinheiro e dependia da renda da família, por isso o município continuou com um programa de distribuição de leite com recurso próprio”, contou.

A Pastoral da Criança é uma das grandes responsáveis pela diminuição nos índices de denutrição infantil não só na capital, como em todo o Brasil. “Todo mês acontece nas paróquias um dia chamado de celebração da vida. Nele as crianças são pesadas e as mães recebem orientações sobre a nutrição e a saúde”, explicou a coordenadora do setor Curitiba-Noroeste da Pastoral da Criança, Ana Cristina Lenz.

Voltar ao topo