Capital investe no turismo de eventos

O turismo de eventos em Curitiba traz uma média de 300 mil pessoas por ano à capital. Esse número está crescendo, já que a cidade vem se tornando um pólo para a realização de eventos nacionais e internacionais. Uma integração entre as entidades que promovem os congressos e convenções e a rede hoteleira promete aquecer ainda mais o setor.

Ontem, os dois principais centros de convenções de Curitiba apresentaram seu calendário de eventos para 2005. O diretor comercial e de marketing do Expo Trade Convention & Exhibition Center, Carlos Miranda, destacou que o centro de convenções irá gerar um fluxo de cerca de 23% do volume de ocupação dos leitos da rede hoteleira no próximo ano, podendo chegar em mais de 30% em 2006. Segundo Miranda, esse crescimento se dá pela vocação de Curitiba como um pólo de eventos, “pois é referência no transporte coletivo, na segurança e facilidade de acessos”.

A gerente comercial e de eventos do Estação Embratel Convention Center, Milena Hoette, afirmou que, apesar de o centro de convenções entrar em operação há apenas seis meses, os eventos no espaço estavam sendo comercializados desde 2003. Até o final deste ano, eles devem fechar com 150 eventos realizados, e para 2005, a previsão é dobrar esse número. “Nós deveremos nos especializar em eventos técnico-científicos, que é o que mais gera fluxo de turistas”, destacou.

Crescimento

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Paraná (ABIH-PR), Henrique Lenz Cézar, esses números deixaram o setor bastante otimista, principalmente pela integração que deverá ocorrer a partir de agora. “O que acontecia é que os centros de convenção captavam eventos, e os hotéis captam outros, e sempre havia um conflito. Com a integração será possível canalizar os esforços para um objetivo comum”, avaliou. Cézar afirmou que Curitiba e Região Metropolitana possuem 16 mil leitos, que atendem à demanda do turismo da região, principalmente na área de eventos. “Curitiba não tem vocação para o turismo convencional, por isso se destaca no setor de eventos”, finalizou.

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