Barracão sem função vira nova escola em Maringá

O conjunto Habitacional Requião – periferia de Maringá -vai ganhar uma moderna e funcional escola, com 16 salas de aula para funcionamento em três turnos, no lugar de um enorme barracão, sem utilidade, construído na administração estadual passada. Esta foi a principal decisão assumida pelo secretário de Educação, Maurício Requião, depois de visitar o local neste final de semana.

Maurício esteve em Maringá cumprindo uma série de compromissos, entre eles, a visita ao conjunto habitacional onde está localizado o barracão, que se transformou num “elefante branco”. A enorme construção, até então, devido a precariedade de suas instalações, não cumpriu o seu verdadeiro objetivo, o de também sediar uma escola para atender aquele núcleo populacional.

O novo estabelecimento de ensino, com capacidade para 1.800 alunos dos ensinos fundamental e médio, vai atender a uma das áreas mais carentes de Maringá, Noroeste do Estado e quase 300 mil habitantes. Este contingente estudantil vem freqüentando as aulas numa escola municipal cedida pela prefeitura maringaense. A escola terá quadra de esportes e laboratórios de Informática, Ciências, Física e Química e receberá a denominação Colégio Estadual Tânia Varela.

De acordo com a previsão do secretário, a construção deverá estar concluída até o final do ano. O projeto conta com o apoio da prefeitura municipal que cedeu o terreno, cuja metragem é de oito mil metros quadrados.

Segundo informações técnicas do Núcleo Regional de Educação, o barracão, como foi projetado, demonstrou-se inviável para ser uma escola. Isso fez com que aproximadamente 300 alunos, dessa área da cidade, ficassem sem local para estudar. A alternativa pela demolição do “elefante branco” tem a aprovação dos moradores, Associação de Pais e Mestres e de técnicos da prefeitura, Decom e Fundepar.

A reforma geral do Colégio Estadual Rui Barbosa, no distrito maringaense de Iguatemi, foi outro compromisso assumido pelo Secretário da Educação do Paraná, neste final de semana em Maringá. No local será construído mais quatro salas de aulas, quadra coberta, laboratórios de Física, Química e Biologia, além de biblioteca.

Maurício Requião também anunciou a construção de quatro novas escolas voltadas ao atendimento de moradores de bairros populares que vivem em Sarandi, cidade limítrofe a Maringá. A falta de vagas na rede estadual, neste município, é tão preocupante que uma parte dos estudantes freqüenta as aulas no Centro de Atendimento Integrado à Criança (Caic). E cerca de 300 alunos fazem o mesmo, em seis salas improvisadas no único shopping da cidade.

Voltar ao topo