Adiada votação do estacionamento fracionado

O projeto que estabelece cobrança fracionada em estacionamentos particulares teve a votação adiada por duas semanas. A proposta do vereador Pedro Paulo (PT) determina que a cobrança seja feita em parcelas de 10 minutos, mudando a forma como é realizada hoje, que permite um valor integral pela primeira hora de estacionamento.

O autor do texto afirma que se trata de uma adequação do Código do Consumidor, que tem o direito de pagar pelo que efetivamente utiliza. “A cobrança fracionada é para garantir que o consumidor seja respeitado”, ressalta Paulo.

De outro lado, os proprietários de estacionamentos estão preocupados com o projeto. Eles acreditam que podem sair prejudicados com a alteração da cobrança. “Se for aprovado como está vai gerar perda de receita. Os empresários vão buscar uma forma de suprir isso, com o aumento do valor do estacionamento”, afirma Milton Senff, presidente do Sindicato das Empresas de Garagens, Estacionamentos e de Limpeza e Conservação de Veículos do Estado do Paraná (Sindepark-PR).

Senff diz que não quer que o consumidor saia prejudicado, por isso os empresários estão negociando com o vereador uma forma de resolver o impasse. Paulo salienta que este critério está sendo analisado no projeto. “Mesmo assim não podemos abrir mão disso. É um projeto antigo que parte da demanda da sociedade”, afirma o vereador.