2.100 escolas do Paraná elegem novos diretores

A Secretaria de Estado da Educação promove hoje as eleições para novos diretores e diretores auxiliares, em aproximadamente 2.100 escolas da rede estadual de ensino. Pais, alunos, professores e funcionários irão escolher, através do voto direto, seus representantes na direção das escolas. A votação será realizada durante todo o dia, das 8h às 22h.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Mauricio Requião, a opção do governo sempre foi pela eleição democrática. “Esta data é muito importante para a educação paranaense, pois as nossas escolas estão voltando à democracia, elegendo de forma direta os seus diretores”, disse.

As regras que constam do projeto, aprovado pela Assembléia Legislativa, foram discutidas e definidas entre técnicos da secretaria, representantes da APP-Sindicato e das Associações de Diretores. O projeto determina que a votação seja secreta e facultativa, sendo válida com quórum mínimo de comparecimento de 35%. Cada pessoa tem direito a um voto, representando o seu segmento na comunidade escolar alunos maiores de 16 anos, alunos matriculados no ensino médio ou educação profissional, pais, professores e funcionários.

De acordo com Sérgio Stacheski, presidente da Comissão Central de Eleições para Diretores das Escolas Estaduais e membro do Departamento de Articulação com os Núcleos Regionais de Educação, o peso igual (50%) tanto para votos de pais e alunos, quanto para os de professores e funcionários, privilegia quem irá trabalhar diretamente com o diretor eleito. O mandato previsto no projeto para os diretores eleitos tem duração de dois anos, com a possibilidade de duas reconduções consecutivas ao cargo.

A apuração dos votos é responsabilidade da comissão eleitoral formada em cada um dos estabelecimentos. A comissão cuida também da realização de todo o processo, desde a fiscalização dos votos à divulgação dos resultados.

A chapa vencedora é aquela que obtiver o maior número de votos de acordo com uma fórmula estabelecida pelo projeto. Em caso de empate, terá prioridade o candidato que tenha mais tempo de serviço na instituição que deseja dirigir, mais tempo de serviço no magistério estadual, em estabelecimentos da rede pública ou ainda a maior titulação.

Voltar ao topo