Paraná recorre a parcerias e reduz em 99% número de casos de dengue

O estado do Paraná, que teve a maior redução de casos de dengue no país, está recorrendo a parcerias para ajudar no combate à doença. Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, no ano passado, o número de casos teve queda de 99% no estado, em comparação com 2003.

O diretor de Vigilância em Saúde e Pesquisa da Secretaria de Saúde do Paraná, José Francisco Konolsaisen, disse que a iniciativa de uma empresa privada de destruir pneus velhos foi um dos principais fatores para a redução. "Essa empresa destruiu aproximadamente 7,5 milhões de pneus usados", revelou Konolsaisen.

De acordo com Konolsaisen, o acúmulo de água em pneus era responsável por 34% dos focos de dengue no estado. Desenvolvido desde 2003, o programa "Paraná rodando limpo" consiste na compra e destruição de pneus usados.

Um grande surto da doença, em 2003, nas regiões metropolitanas de Londrina e de Foz do Iguaçu também foi responsável por uma parceria. O governo estadual e os municipais se uniram e passaram a usar uma nova técnica para o controle dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A técnica chamada ovitrampa está sendo usada desde 2003. O mosquito é atraído para a armadilha – um recipiente preto e normalmente de plástico, pendurado a 1,5 metro do chão – pelo cheiro de um composto líquido de gramíneas que contém um larvicida capaz de destruir as larvas do mosquito.

Outra parceria firmada no ano passado foi com a Secretaria estadual de Educação. A informação passada em sala de aula aos alunos serviu para mudar os hábitos dentro da casa deles. "Teve um retorno muito grande porque os estudantes nos ajudaram para ver o que tinha de errado nos seus domicílios", explicou Konolsaisen. Segundo ele, o maior problema é a água que fica nos pratinhos dos vasos de plantas.

De acordo com Konolsaisen, o último caso de transmissão da doença no estado do Paraná ? a chamada transmissão autóctone ? foi registrado em maio de 2004. Nos demais casos, a dengue foi adquirida pela pessoa em outro estado. No total, foram notificados 92 casos no passado.

Voltar ao topo