Palocci defende reforma gradativa da Previdência

O deputado Antonio Palocci (PT-AP) defendeu, em audiência pública encerrada nesta quinta-feira (15), a implementação de uma reforma previdenciária gradativa, em longo prazo. "Temos que organizar a previdência para o Brasil do futuro", disse ele na reunião da Comissão de Finanças e Tributação com o ministro da Previdência, Nelson Machado.

Na opinião de Palocci, as reformas realizadas até agora, de "forma abrupta", provocaram uma corrida para as aposentadorias, ampliando o déficit do sistema. Para ele, o governo, os parlamentares e a população precisam discutir os problemas da Previdência com mais clareza. "O Brasil está melhorando, o brasileiro vai viver mais e, por isso, precisa trabalhar alguns anos a mais para cobrir sua aposentadoria", disse.

Carga tributária

Um desequilíbrio entre as receitas e as despesas da Previdência, em razão por exemplo da maior longevidade da população, continuou Palocci, pressionará a carga tributária, "que se torna constrangedora do crescimento do País". Não adianta prometer redução na carga tributária sem debater claramente com a sociedade problemas como este, afirmou.

Por outro lado, Palocci elogiou a criação da Super-Receita, que unifica as secretarias da Receita Federal e de Receita Previdenciária. A unificação, disse, vai racionalizar o sistema fiscal no País.

O projeto que cria a Super-Receita (PL 6272/05) foi aprovado pela Câmara em fevereiro e aguarda sanção presidencial.

Voltar ao topo