Oficinas estimulam a conscientização ambiental no Fera

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), participa a partir desta segunda-feira (17), em Toledo, do Festival de Arte da Rede Estudantil ? Fera ?, realizado pela Secretaria da Educação. Entre os dias 17 e 23 de outubro a Secretaria promove oficinas ambientais voltadas ao reaproveitamento de resíduos, conscientização ambiental e divulgação dos programas desenvolvidos.

Serão realizadas quatro oficinas: gastronomia, maquetaria, visitação ao patrimônio ecológico e criação de instrumentos com sucata. Cada oficina irá reunir cerca de 140 alunos. Na oficina de gastronomia são repassados os conceitos de reciclagem do programa Desperdício Zero, como o reaproveitamento dos alimentos e seleção do lixo. Também são abordadas questões como os prejuízos ao meio ambiente e à saúde do uso de agrotóxicos, conservação de solo e consumo racional de água e energia, entre outros assuntos.

O programa Desperdício Zero tem como objetivo eliminar os lixões no Estado do Paraná e reduzir em 30% o volume de resíduos gerados. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, estas metas poderão ser alcançadas com a colaboração de toda sociedade. ?Para alcançarmos a meta teremos que desenvolver uma mudança de comportamento. E uma das melhores formas de promovermos essa mudança é orientando os jovens?, disse Cheida.

Maquete

O programa Mata Ciliar desenvolve uma oficia em que é produzida uma maquete de 24 metros quadrados representando um rio e a vegetação do entorno. O objetivo desta atividade é conscientizar os estudantes sobre as conseqüências do falta de vegetação às margens do rio, do mau uso do solo e outras irregularidades freqüentemente praticadas. Ao todo serão produzidas oito maquetes no Estado, que ficarão à disposição dos escritórios regionais do IAP para consulta e orientações aos produtores.

O programa Mata Ciliar tem como meta a recuperação da vegetação ciliar em todo o Paraná e para isso já plantou mais de 31 milhões de árvores desde 2003. ?Esta oficina foi criada com o objetivo de estimular o reaproveitamento dos materiais e mostrar que nem tudo que é considerado lixo deve ser descartado para um aterro?, explicou o secretário. Durante as atividades os alunos irão promover a coleta, seleção e limpeza das sucatas para confeccionarem instrumentos musicais que serão utilizados em apresentações durante o festival.

O Paraná possui aproximadamente 12% de mata e é um dos poucos estados brasileiros que ainda tem fragmentos de mata em área urbana. A visita orientada irá proporcionar o conhecimento das matas remanescentes que ficam em parques e bosques, promovendo a conscientização e destacando a importância do meio ambiente na melhoria da qualidade de vida.

O presidente do IAP, Rasca Rodrigues, explicou que através destas ações educativas, espera-se reduzir a depredação e o número de infrações cometidas pela população, relacionadas às questões ambientais.

Voltar ao topo