Viúvo de Benazir pede ajuda à ONU nas investigações

O viúvo de Benazir Bhutto acusa membros do governo paquistanês de envolvimento na morte de sua mulher e pediu neste sábado (05)  ajuda à Organização das Nações Unidas (ONU) nas investigações. "Uma investigação conduzida pelo governo paquistanês não terá credibilidade, nem no meu país nem em lugar nenhum", disse Asif Ali Zardari, marido de Bhutto e agora líder do partido da oposição, ao jornal "The Washington Post".

Pedidos de uma investigação independente e internacional se intensificaram desde de o assassinato da ex-primeira ministra em 27 de dezembro durante um ataque de um homem-bomba. Ativistas da oposição contestaram os argumentos do governo de que um militante islâmico estaria por trás do ataque e de que Benazir teria morrido não dos ferimentos da bala, mas da força da explosão.

O presidente Pervez Musharraf reconheceu que as investigações podem ter chegado a conclusões muito rapidamente e negligenciado evidências, o que inclui lavar com mangueira o local horas após o ataque. Mas ele insistiu que o governo é competente para conduzir as investigações com a ajuda de especialistas forenses da Scotland Yard.

Os Estados Unidos afirmaram que não acreditar que uma investigação pela ONU fosse necessária.

Voltar ao topo